Concessão já reduziu o tempo médio de viagens do metrô de BH

Passados cerca de três meses da assinatura do contrato de concessão do metrô de Belo Horizonte, o tempo médio das viagens entre a estação Eldorado, em Contagem, e a estação Central, foi reduzido de 25 minutos e 42 segundos, em março, para 18 minutos e 54 segundos em junho. No sentido contrário, entre a estação Vilarinho e a estação Central, também houve redução: de 25 minutos e 42 segundos em março, para 25 minutos e 30 segundos em junho.

No dia 15 foram iniciados os testes para oferecer internet wi-fi gratuito nos trens. A expectativa é que até o fim de julho o serviço esteja em pleno funcionamento nos trens e estações. O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começarão em setembro. A primeira estação a receber intervenções será Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), a redução do tempo de viagem foi possível a partir da utilização de estratégias operacionais inteligentes na circulação de trens implementadas pela concessionária Metrô BH.

“A expectativa da empresa é que o tempo seja reduzido ainda mais nos próximos meses, proporcionado o deslocamento cada vez mais rápido e eficiente para os usuários”, afirma a Seinfra.

O metrô foi concedido à iniciativa privada em 22 de dezembro, em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa. A concessionária Metrô BH será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. A expectativa é que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. Após os investimentos, o sistema tem potencial para atender cerca de 270 mil passageiros/dia.

MELHORIAS NO SISTEMA As adequações envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente e estações, iluminação, hidráulico, entre outros, “resultando em melhoria na qualidade de prestação de serviço ao usuário, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens”, afirma a Seinfra.

CRONOGRAMA DE MELHORIAS E AMPLIAÇÃO DO METRÔ:

  • 10 estações serão reformadas até 2025: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho
  • 9 estações serão revitalizadas até 2026: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar
  • A nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada em 2026
  • Até 2029, as 7 estações da Linha 2 estarão em operação

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