Em mais uma ação de fiscalização em Itaúna, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) autuou e apreendeu dois ônibus que faziam o transporte de trabalhadores entre Itatiaiuçu e Itaúna, na noite de segunda-feira (24). Ao @viuitauna, o órgão se limitou a dizer que as atuações foram realizadas com base na Lei Estadual 19.455/2011, que estabelece normas para coibir o transporte intermunicipal clandestino de passageiros em Minas Gerais.
No total, cinco ônibus que transportavam passageiros foram fiscalizados no acesso do bairro Morro do Engenho. A operação, segundo o DER-MG, foi rotineira e não após denúncia, como questionou a reportagem, e teve a participação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
Em 15 de junho, outra operação realizada no quilômetro 55 da MG-431, altura da Barragem do Benfica, já havia apreendido quatro ônibus que realizam o mesmo tipo de serviço, entre Itatiaiuçu e Itaúna. Na ocasião o motorista de um dos ônibus foi preso e conduzido à delegacia de Polícia Civil, por ter apresentado um documento do DER com indícios de falsificação.
DENÚNCIAS SOBRE TRANSPORTE IRREGULAR Diferentemente da ação desta segunda, a alegação do DER-MG, contudo, foi de que a ação anterior ocorreu após denúncias sobre transporte irregular de passageiros.