Durante a inauguração da Escola do Legislativo, projeto lançado pela Câmara Municipal de Itaúna juntamente com o Centro de Atendimento ao Cidadão, nesta terça-feira (1°), o prefeito Neider Moreira (PSD) disse que o Brasil conviveu nos últimos anos com uma insistente tentativa de criminalização da atividade política. Segundo Neider, a política é uma “nobre arte” e a insistência na sua criminalização trouxe um cenário de desânimo, o que “é muito ruim para o país”. Apesar disso, o prefeito acredita em um novo momento de conciliação e espera que o espaço tenha o papel de estimular as pessoas a participar da vida pública.
“Quero crer que estejamos no novo momento, que a gente busque a construção da conciliação, do consenso, que a gente busque em última instância aquilo que interessa de fato a toda a sociedade. E o Poder Legislativo, o poder moderador, tem uma importância enorme nisso”, discursou, ressaltando que a Câmara é a casa do povo e o poder onde se pratica o contraditório, em que pontos de vista são colocados em discussão.
Para que o debate natural ocorra, é preciso “aprender a respeitar uns aos outros e os pensamentos que devem ser colocados”, enfatizou o prefeito de Itaúna.
“Esse é o ponto fundamental do Poder Legislativo. É o fato de que devemos sempre estarmos atentos ao que outros falam e defendem posições”, apontou Neider.
PREPARAÇÃO PARA MANDATOS Para o presidente do Legislativo, vereador Nesval Júnior (PSD), o projeto é a realização de um sonho antigo e a Câmara Municipal tem o dever de prestar serviços à população. A Escola do Legislativo, avalia, tem um trabalho importante não só aos parlamentares.
“Acredito que no Brasil nós devemos sim ter um curso preparatório para assumir um mandato. Infelizmente muitas pessoas que pleiteiam um cargo não tem essa preparação. Nossa escola vai oferecer isso para os parlamentares, servidores que queiram capacitar, entidades e população que queira conhecer melhor os poderes e a política como um todo”.
A escola recebeu nome em homenagem ao Professor José Luiz Guimarães Filho. O evento teve a presença de cerca de 100 pessoas, incluindo autoridades, familiares do homenageado com o nome da escola, populares e servidores do Executivo e Legislativo. Mariana Moreira Guimarães, filha do homenageado, também fez um pronunciamento, enfatizando o legado deixado pelo pai na área da educação em Itaúna e em sua vida pública, enquanto vereador e presidente da Câmara.
A diretora pedagógica da Escola do Legislativo, Grazielly Spínola, agradeceu a presença de todos e parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa. Ela salientou a motivação em fazer com que os serviços oferecidos pelo CAC e pela escola alcancem a população e cumpram todos os objetivos almejados.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO O Centro de Atendimento do Cidadão e a Escola do Legislativo funcionarão em frente à Câmara Municipal, no edifício Porto Belo, número 807, e estarão abertos de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.