Paralamas do Sucesso, Sideral e ex-trompetista do BB King estarão no Festival Dipanas Blues, neste sábado (19)

Uma envolvente viagem pela história e os ritmos do blues é o que o público pode esperar do 11º Festival Internacional Dipanas Blues (New Orleans Edition), que acontece no sábado (19) no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, em Pará de Minas. Com nove atrações entre bandas e artistas renomados, o festival proporcionará dez horas de música aos presentes. O evento vai reunir, da tarde de sábado à madrugada de domingo (20), atrações como Os Paralamas do Sucesso, o bluesman norte-americano James ‘Boogaloo’ Bolden, o cantor Sideral e a banda Chilena Magnolia Blues Rock.

Nesta edição, que marca seus 11 anos de existência, o festival presta homenagem à cidade de New Orleans (EUA), que é considerada um dos berços do blues e do jazz, utilizando as cores, os traços culturais e arquitetônicos da região, criando o clima dos tradicionais eventos musicais que marcaram época.

“Durante a realização do festival, o parque de exposições vai se transformar na Vila do Blues, um espaço totalmente dedicado à música, ao lazer e à diversão do público: uma área de 13 mil metros quadrados estará dividida em vários ambientes confortáveis, três palcos – Palco Vero, Conservel e Terra Brasil – e mais de 50 ativações; estão reservados 10 mil litros de chopp para consumo, em 70 metros de bares, e o setor gastronômico, comandado por cinco restaurantes, vai oferecer comida diferenciada de vários estilos e sabores. O evento também vai contar com programação para as crianças, com área kids”, afirma a assessoria do evento.

Atração principal do Festival Internacional Dipanas Blues, os Paralamas do Sucesso é uma das bandas mais queridas e admiradas da cena musical brasileira. Festejando 40 anos de carreira, os músicos sobem ao Palco Vero apresentando a turnê Clássicos, reunindo sucessos que marcaram gerações, como “Meu Erro”, “Vital e sua moto”, “Óculos” e “Caleidoscópio”, entre outros. Eles prometem um show de qualidade musical e versatilidade instrumental.

James ‘Boogaloo’ Bolden, que atuou junto ao mestre B.B. King por 40 anos

O Festival apresenta nesta edição, o norte-americano James ‘Boogaloo’ Bolden, que atuou junto ao mestre B.B. King por 40 anos. Bolden, nascido no início de 1950 em Houston, Texas, começou a tocar trompete durante seus anos de estudante. Em seus primeiros anos de carreira musical, Boogaloo se apresentou com artistas como Stevie Wonder, James Brown, Isaac Hayes, The Temptations e The Supremes. Boogaloo trabalhou ainda com o mestre do jazz Duke Ellington, juntando-se depois à banda do Rei do Blues, B.B. King, na qual permaneceu por quatro décadas, atuando inclusive com band leader. Foi precisamente BB King que lhe deu o apelido de “Boogaloo”, devido aos “pés inquietos” de Bolden.

O festival destaca, como atração local, o cantor, compositor, guitarrista e produtor musical, Wilson Sideral. Mineiro de Alfenas, Sideral mistura em suas canções elementos do rock, soul, mpb e blues. Com cinco álbuns de estúdio lançados, o EP Digital #Singles, e os volumes 1, 2 e 3 do Projeto Especial “Tropical Blues” – onde o artista relê grandes clássicos da música brasileira em versões blues – Wilson Sideral é também reconhecido por seu trabalho como compositor e colaborações com grandes artistas/autores da música brasileira.

Wilson Sideral também é atração do festival

MAIS ATRAÇÕES A programação da 11ª edição do Dipanas Blues, inclui também o gaitista paulista Ivan Márcio, que gravou três discos em Chicago ao lado de experientes músicos, o trio chileno Magnólia Blues Rock, que funde o centenário gênero norte-americano com as raízes ancestrais da população diaguita (que habita a fronteira da Argentina com o Chile), o cantor e guitarrista Jon Pacheco, representante do rock e do blues de Pará de Minas (MG), o músico e empresário do ramo das guitarras vintage, Solon Fishbone, que acumula prêmios por seus quatro discos (“Blues from Southlands”, Heart and Soul”, “Blues Galore” e “Instrumental Moods”) e o septeto paulistano Monoclub, cujo repertório conjuga blues, folk, jazz e samba, entre outros estilos. O Monoclub explora timbres de instrumentos não convencionais na música nacional, como serrote, banjo e washboard.

Outra atração local é a Little Butter, banda de harmônica dedicada ao blues tradicional. Além de divulgar seu trabalho autoral, a banda belo-horizontina carrega no repertório temas de grandes mestres do estilo harmônica blues, como Sonny Boy Williamson II, Little Walter, Big Walter Horton, Slim Harpo e James Cotton, numa apresentação dançante e animada que expõe todas as variações de boogie-woogie e shuffle.

“Além de grandes espetáculos musicais, o Dipanas Blues proporciona ainda, entre os dias 12 e 18 de agosto, diversos projetos sociais, como workshops e oficinas, shows gratuitos, apresentação de bandas locais e o Dipanas Blues na Escola, projeto que leva a arte através da música para dentro das escolas”.

SERVIÇO
11º Festival Internacional Dipanas Blues:

Quando: sábado (19), a partir de 15h
Onde: Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz – Rua Francisco Cecílio Mendonça, 738 Papa João Paulo II, Pará de Minas
Ingressos: a venda pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/11-festival-internacional-dipanas-blues-new-orleans-edition/2045929?gclid=EAIaIQobChMI4pOikp-sgAMVAeFcCh2dgwR3EAAYASAAEgJiovD_BwE
Crianças até 14 anos não pagam ingresso. Obrigatório a entrada com os pais ou responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post PM apreende maconha com dois adolescentes em Itaúna
Next post “Clarice matou os peixes”, inspirado na obra de Clarice Lispector, terá duas sessões em Itaúna neste domingo (20)