Itaúna e cidades de MG estão em alerta de tempestade com ventania

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva para mais de 540 cidades de Minas Gerais, incluindo Itaúna, válido até as 10h de quarta-feira (6). A previsão é de chuva de até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. Em Belo Horizonte choveu cerca de 1 litro de água por m² da região por minuto na tarde desta terça-feira (5), volume que representa a metade da média de chuva prevista para setembro. A capital mineira está em alerta para chuva de granizo e raios e rajadas de vento de até 50 km/h nas próximas horas.

O comunicado de perigo alerta que as tempestades podem provocar instabilidades na rede de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos, segundo o órgão meteorológico.

Para Itaúna, afirma o Inmet, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

CHUVA EM BH Em Belo Horizonte, um hangar desabou no Aeroporto da Pampulha com o impacto da chuva forte que atinge a região. De acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu extremamente forte na região da Pampulha no início das 16h.

Em nota, o Aeroporto da Pampulha afirmou que “após ventos fortes, um hangar lonado (sem estrutura de concreto, somente metálica e lona) teve a estrutura danificada”. Não houve feridos.

RECOMENDAÇÕES DO INMET:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Sejusp lança aplicativo com criminosos mais procurados de Minas
Next post PM prende suspeitos de integrar quadrilha especializada em furto de veículos na região