Considerada a maior obra da atual administração, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do SAAE, na manhã de sábado (16), teve confirmada a presença do senador mineiro Carlos Viana (Podemos) e do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), além da deputada estadual Lohanna França (PV), prefeitos e empresários da região, de acordo com a assessoria de comunicação do Município. A solenidade também teve o convite enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), porém não houve confirmação.
A obra no Distrito Industrial, com 99% de conclusão, afirma o SAAE, marca os 122 anos de emancipação político-administrativa da cidade e recebeu o nome “Marco Elísio Chaves Coutinho”. Orçada em cerca de R$ 45 milhões, foi iniciada em 2012, ainda na gestão Eugênio Pinto (PT), sendo projetada para tratar o esgoto da cidade em três fases e tem capacidade para 400 litros de efluentes por segundo até 2050.
Apesar da expectativa, a construção da ETE foi marcada por sucessivos adiamentos e será inaugurada sem plena capacidade de operação, com esgoto sendo lançado nos rios e córregos de Itaúna.
DESTAQUE A NÍVEL NACIONAL A confirmação da presença de Padilha na inauguração, às 10h de sábado, foi selada na manhã de terça-feira (12). O prefeito Neider Moreira (PSD) ressaltou que a presença do ministro confirma o destaque de Itaúna a nível nacional.