Como parte das ações de compensação com a comunidade de Itatiaiuçu, a ArcelorMittal inaugurou no distrito de Pinheiros a Casa da Comunidade. O imóvel adquirido pela mineradora foi reformado e adaptado para abrigar projetos sociais e cursos, além de um amplo quintal. Há cerca de três meses, um projeto mantido pela empresa ensina a fabricação artesanal de peças de cerâmica com o uso de rejeito de mineração, como parte da matéria-prima.
De acordo com a empresa, a iniciativa “se integra ao conjunto de ações de relacionamento com a comunidade de Itatiaiuçu e, mais especificamente, de Pinheiros e região”.
Para Míriam Ruyca, que participa do projeto Revivescer: Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade, a proposta é uma oportunidade de renda para a comunidade. O objetivo do curso de cerâmica é promover a formação dos participantes para a produção comercial de peças artesanais. Paralelamente à formação técnica, o curso abrange ensino de empreendedorismo coletivo. A ideia é que, após formados, os alunos trabalhem cooperativamente na produção e comercialização das peças. Participam cerca de 30 pessoas.
“O projeto abriu portas para a comunidade”, diz Ruyca.
O gerente Geral de Relações com Comunidade, Meio Ambiente e Sistema de Gestão da ArcelorMittal, Flávio Pinto, diz que está entusiasmado com os resultados já conseguidos, sobretudo com a demanda da comunidade por oportunidades de geração de renda, após os impactos gerados em Itatiaiuçu com o risco de rompimento da barragem da Mina de Serra Azul. Em fevereiro de 2019 cerca de 200 famílias foram evacuadas de suas casas em Pinheiros, que se tornou uma cidade-fantasma: vários imóveis foram abandonados além da chamada mancha de inundação. A ArcelorMittal sustentou na ocasião que a classificação ocorreu após alteração de critérios da Agência Nacional de Mineração (ANM) e não há risco iminente de rompimento atualmente.
“O Revivescer se pauta por um diálogo genuíno e irrestrito com os participantes. É nisso que baseia nosso relacionamento com a população de Pinheiros e região”, sustenta o representante da ArcelorMittal.
E MAIS…
Reunião com atingidos Nesta quinta-feira (28), o vice-prefeito de Itatiaiuçu, Romer Soares (Cidadania), se reuniu com a comissão de atingidos da barragem da ArcelorMittal e a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS). Em pauta, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, tratativas sobre medidas de reparação do segundo Termo de Acordo Complementar (TAC 2) firmado com a mineradora.
Belo trabalho. Aos pouco vai resgatando.
Um pouco de,alegria na comunidade de pinheiros. Levar esperança na região que tem sofrido C tantos acontecimentos na comunidade de tristeza de terem que sair de suas moradas repentinamente. Mas Deus tem o seu plano perfeito. Que sirvam de exemplo para as demais Mineracoes da Região. Deus em primeiro lugar.Depois Saúde e Segurança para todos.
Parabéns pela bela iniciativa. Já estou curiosa para ver os resultados. Gosto muito desse tipo de arte. Sucesso.
Maravilha …estamos muito feliz e com muita expectativa…nesse projeto q aproveita o Rejeito tão discriminado e por d uma esperança d tra acho para as famílias mulheres d pinheiros itatiaiauçu projeto brilhante parabéns para ACELOMITAL