Depois de a Polícia Civil instaurar um inquérito para apurar uma ocorrência de estelionato contra um idoso de 78 anos em Itaúna, a Caixa, instituição em que o dinheiro da vítima foi subtraído, disse que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Na ação, um falso oficial de justiça entrou em contato e recolheu os cartões bancários do idoso, no bairro Garcias. Um filho dele, que procurou o @viuitauna para alertar sobre o caso, disse que o pai teve um prejuízo de R$ 7 mil.
Em nota, o banco afirma que as informações relativas ao caso são sigilosas e alega que aperfeiçoa a segurança de movimentações financeiras para coibir os fraudadores.
“A Caixa informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. As informações relativas a tais casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes para análise e investigação”, afirma a instituição.
Como parte da atuação na prevenção das ocorrências, a Caixa diz ainda que “realiza constantemente ações de orientação e esclarecimentos a seus clientes”, por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais. No banco, foi realizado um saque no valor de R$ 2 mil e o pagamento de um boleto de R$ 5 mil, com os cartões de débito e crédito da vítima. A 9ª Cia de PM realizou rastreamento em busca do suspeito, mas ele não foi localizado.
“Recomendamos que o cliente esteja atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber. Em caso de ligação em que a pessoa se identifique como empregado CAIXA, o banco recomenda que o cliente desligue o telefone, procure o seu gerente na agência, entre em contato por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0140) ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101”.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS:
- A senha é pessoal e intransferível, não devendo ser divulgada a terceiros;
- Não forneça senhas ou dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
- Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
- A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
- A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;
- Não forneça senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.