Um homem foi preso em flagrante em Itaúna nesta quinta-feira (5) e conduzido para a delegacia de Polícia Federal. A ação, com o apoio do IBAMA, ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência, onde havia um criadouro irregular de pássaros. Segundo a PF, no curso da investigação, iniciada há seis meses, foi possível concluir que o investigado movimentava pássaros de forma irregular pelo sistema do IBAMA (SISPASS).
O mandado foi expedido pelo Juízo da Justiça Federal em Divinópolis, no combate a crimes ambientais. Durante o cumprimento do mandado foram encontrados diversos pássaros sem anilhas de identificação ou com anilhas falsificadas.
“No local, foram apreendidos 16 pássaros e anilhas, que foram levados para a sede do IBAMA em Belo Horizonte, sendo que o investigado foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia de Polícia Federal”, afirma a PF.
Ainda de acordo com o órgão, o homem foi autuado pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de sinais públicos e crime contra a fauna, cujas penas somadas podem chegar a 12 anos de reclusão.
O preso foi encaminhado ao presídio de Divinópolis, onde ficará à disposição da Justiça Federal.