Os proprietários das duas motocicletas apreendidas com os adolescentes que tentaram fugir da Polícia Militar, na noite deste domingo (15) em Itaúna, foram identificados pela Polícia Civil e serão intimados a prestar esclarecimentos, afirma o órgão. A delegacia instaurou um procedimento para apurar os fatos, após a 9ª Cia de PM apreender os menores de 15 e 16 anos, flagrados pilotando os veículos com fitas isolantes nas placas e sem os espelhos retrovisores. Durante a fuga um dos jovens acabou colidindo com outra moto, ao avançar um semáforo na Av. Jove Soares.
De acordo com a PM, a ocorrência foi registrada por volta de 20h30, durante operação policial na Prainha, quando a equipe deparou com duas motocicletas transitando com fitas isolantes nas placas, alterando a identificação dos veículos. Ao perceber a abordagem os adolescentes evadiram em sentidos opostos: o condutor de uma Honda Fan cor vermelha, de 16 anos, fez retorno na contramão de direção e subiu a Rua Pereira Lima também na contramão, enquanto o de 15, que estava em uma Yamaha Fazer cor azul, evadiu em frente pela Jove Soares, até colidir com outra motocicleta que seguia pela Rua Antônio Corradi.
O condutor de uma motocicleta Yamaha YBR cor bege, que seguia pela Antônio Corradi, caiu e teve escoriações com suspeita de fratura na perna direita. O menor em fuga também caiu, mas não se feriu e ainda tentou evadir da abordagem policial, sendo imobilizado, conforme imagens divulgadas nas redes sociais. Ele não tinha ocorrências policiais anteriores, mas a YBR estava com licenciamento 2021 e cadastrada em nome de terceiros.
A Honda Fan que evadiu na contramão continuou em fuga e foi acompanhada pela equipe policial pelos bairros Lourdes, Nova Vila Mozart, Antunes e Universitário. Durante a perseguição, o condutor seguiu em alta velocidade, ignorando sinais de parada da via e as ordens dos militares, fazendo manobras, ficando em uma roda e trafegando pelo passeio na Av. São João.
“As viaturas do turno se mobilizaram, foi realizado cerco e bloqueio em locais estratégicos, e o condutor da moto em fuga caiu ao tentar retornar pela Rua Silva Jardim, na saída para a MG-050”, afirma a 9ª Cia de PM.
Assim como o comparsa, o menor tentou evadir e resistiu a abordagem, sendo identificado por ocorrência anterior por direção perigosa. Ele teve escoriações leves e foi atendido no hospital, juntamente com o motociclista atingido pelo outro menor na Antônio Corradi. A Honda Fan estava com a documentação regular e cadastrada em nome de terceiro.
As motos adulteradas foram removidas ao pátio credenciado e os adolescentes apreendidos por infrações análogas aos crimes de direção perigosa, adulteração de identificação veicular e resistência.
ENTREGAR DIREÇÃO À NÃO HABILITADO Ainda de acordo com a PM, aos proprietários das motocicletas apreendidas, homem de 31 anos e mulher de 52 anos, foram atribuídos os crimes de entregar a direção de veículo automotor à pessoa não habilitada.