Especializado na logística e transporte de veículos, o Grupo Sada anunciou que expandirá a atuação no transporte de carga geral, área em que já atua nos setores de siderurgia e autopeças. Após uma revisão estratégica, a empresa afirma que focará principalmente nos segmentos de minério, alimentício e grãos, que se mostram “mais perenes”. A meta é dobrar a receita da unidade de negócios até 2026, ano do cinquentenário do Grupo Sada.
Com bases instaladas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a área transporta atualmente 2 mil toneladas de carga/dia, com 75 carretas em média.
Fundado em agosto de 1976 pelo italiano Vittorio Medioli em Contagem, com a necessidade de atender as demandas de armazenagem e distribuição de automóveis da Fiat, o Grupo Sada emprega atualmente cerca de 7,5 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, produção de etanol e distribuição de combustíveis, componentes automotivos, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de veículos.
Agora o foco dos trabalhos se concentra na diversificação da carga transportada. O setor de minério é muito forte em Minas Gerais, o ramo alimentício representa cerca de 1/3 do PIB do país e há espaço para grandes players em transporte. No mercado de grãos, que segue em constante expansão, o setor de transporte é estratégico para os produtores.
“Estamos atentos às tendências e mudanças do mercado e percebemos que os produtores estão começando a transferir o transporte para operadores com know-how e tecnologia de ponta”, afirma Murillo Sperandio, gerente Executivo da área de Carga Geral do Grupo Sada.
O primeiro passo do plano foi dado com o aumento do fluxo de rotas entre as bases de Minas Gerais e do Rio de Janeiro com as do Espírito Santo, estado reconhecido como um importante corredor de importação. O movimento permitirá à empresa atuar com as principais tradings do país, além de “estabelecer uma sinergia com as outras bases já estabelecidas e diversificar ainda mais o negócio”, aponta Sperandio.
CRESCIMENTO DE 15% A expansão da área de cargas do Grupo Sada prevê a geração de 60 novos postos de trabalho, nas áreas de backoffice, logística, apoio e motoristas próprios. Essa movimentação pressupõe um aumento de cerca de 15% no resultado da operação atual.
Para suportar o crescimento, o setor de carga geral aposta em tecnologia, com operação mapeada, dados em tempo real, infraestrutura de gestão e controle, capacidade de se estruturar às demandas de transporte dedicado, somado à expertise do grupo.