O Secretário Municipal de Cultura, Ilimane Lopes, o Joe, compareceu à reunião da Câmara Municipal de Itaúna nesta quarta-feira (8) para responder questionamentos dos vereadores sobre a situação de abandono dos livros da Biblioteca Pública Municipal, a utilização da galeria de arte do Teatro Sílvio de Mattos e o acervo do Museu Municipal de Itaúna. Joe falou ainda do presépio Humberto Salera, que segundo a fala do secretário, estava em “estado degradante” e não pode ser reconstruído.
O representante do município atendeu a convocação do líder da base governista Leonardo Alves dos Santos, o Léo Alves da Rádio (Podemos).
“De acordo com profissionais, historiadores e pesquisadores, a restauração dos itens do presépio seria extremamente minuciosa, sendo a reconstrução praticamente a única solução”, afirma a assessoria de comunicação da Câmara.
Na reunião, o secretário de Cultura argumentou que ao assumir a pasta o Museu Municipal Francisco Manoel Franco e a Biblioteca Osmário Soares estavam deteriorados, com aspecto de abandono e goteiras no telhado. Uma empresa foi contratada para reformar a biblioteca, mas segundo Joe, ela agiu com negligência, sendo notificada diversas vezes pela secretaria, responsabilizando-a pelos danos causados pela morosidade na reforma.
TRANQUILO EM RELAÇÃO AO MUSEU Segundo ele, a biblioteca tem previsão de reinauguração em 7 de dezembro, com o acervo em bom estado de conservação. Joe ressaltou que sempre atuou para manter o museu em bom estado, ao contrário da administração anterior. Quanto ao acervo do museu, disse que está tranquilo em relação à sua restauração e catalogação, em uma ação realizada em parceria com o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural Artístico e Ecológico (Codempace).
Por fim, o secretário apresentou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e os planos para o futuro.
E o encontro de motos? A prefeitura não falou que ia fazer? Só promessas como sempre.Dificulta pra quem realiza e mais um ano sem evento.