Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) afirma que a 3ª edição do Trilhas de Futuro está sob supervisão ativa em Itaúna. A pasta do Governo de Minas sustenta que o projeto tem fiscalização contínua da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis, responsável pela coordenação na região, para a garantia da prestação de serviços acordados em contrato vigente com a SEE/MG. O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo de Minas para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.
“Uma equipe do Serviço de Inspeção Escolar da SRE tem cumprido diligências para verificação e adequação às normas estabelecidas”, afirma a SEE/MG.
De acordo com a SEE/MG, a manutenção das aulas e cumprimento da carga horária dos cursos da 3ª edição é de responsabilidade da instituição Teorema. A SRE ressalta que “permanecerá acompanhando o caso de forma a evitar quaisquer prejuízos pedagógicos aos estudantes”.
NOVA EDIÇÃO DO PROJETO Recentemente o Governo de Minas anunciou a 4ª edição do Trilhas de Futuro. Ao todo 50 mil vagas são oferecidas em todo o estado.
Em Itaúna, o Senai, no bairro Nogueira Machado, foi credenciado para a nova fase cujas aulas serão ofertadas em 2024, nos cursos de metalurgia (manhã e tarde), soldagem (manhã), planejamento e controle da produção (tarde), segurança do trabalho (manhã e tarde), eletroeletrônica (manhã) e mecânica (manhã e tarde).
As inscrições vão até quinta-feira (23), no site do Trilhas de Futuro.
Como estão fiscalizando? Não iniciaram o segundo modulo do
curso de enfermagem no teorema.
As aulas já deveriam ter sido iniciadas no dia 06/11/2023, e ate data de hoje nada.
Fui informado pela secretaria de Divinópolis essa semana que, os alunos do trilhas 3 teriam prioridade no trilhas 4. Mas quem fazia o curso à noite, teria que se adequar aos cursos e horários do Senai, manhã e tarde, deixando quem trabalha durante o dia e quem estuda no Tempo Integral de fora. Sendo assim, esses alunos perderão o direito de continuar estudando e perderão todo tempo destinado aos estudos no Teorema. Centenas de alunos serão prejudicados e a Secretaria de Educação disse que não poderá fazer nada. É a triste realidade do país, onde quem paga são os alunos que sonhavam em se formar.
Isso realmente está acontecendo?
Não temos nenhum posicionamento para os alunos, estamos esperando a volta as aulas e temos respostas, tenho 3 filhas e todas elas fizeram o trilhas, e estão no prejuízo, o trilhas 2 até hoje não teve estágio e trilhas 3 foi uma enganação, o teorema deu continuidade somente para os alunos particulares , os estudantes do trilhas ficaram sem apoio nenhum. Uma decepção.