Está sendo velada nesta quarta-feira (27), no Velório Central de Itaúna, Maria da Conceição de Jesus, a Dona Sãozinha, de 98 anos. A Rainha Perpétua da Irmandade das Sete Guardas da tradição do Reinado de Itaúna faleceu na tarde desta terça-feira (26). Dona Sãozinha está sendo velada até as 17h e o sepultamento será no Cemitério Central. A causa da morte não foi divulgada.
Nascida em 10 de novembro de 1925 e natural de Divinópolis, de onde veio ainda criança, Dona Sãozinha foi coroada Rainha da Irmandade de Santa Efigênia aos 13 anos. Durante 85 anos, a esteve à frente da festa de Reinado em Itaúna.
A casa de sua família, no bairro Santo Antônio, é um ponto de referência do Reinado, reunindo todos os anos, de 1º a 15 de agosto, milhares de pessoas para participar das celebrações da Festa de Nossa Senhora do Rosário na cidade.
Dona Sãozinha recebia a todos de forma igual, desde políticos de todas as bandeiras partidárias até artistas, congadeiros de outras cidades e pessoas simples.
FESTA DE REINADO A homenagem à Nossa Senhora do Rosário, o tradicional Reinado, é uma das mais importantes manifestações religiosas do calendário de Itaúna. Tombada como patrimônio imaterial do município em 2015, a tradição celebrada em 15 de agosto mobiliza devotos e amantes da cultura popular para as celebrações em torno da padroeira dos negros.
Conforme os registros históricos, foram os escravos os responsáveis pela construção da primeira igreja da cidade, edificada em homenagem à protetora, a partir de 1750. Os congadeiros seguem em procissão pelas ruas da cidade, rumo á igreja no Alto do Rosário, tocando seus instrumentos, dançado e cantando melodias centenárias em devoção à Nossa Senhora do Rosário.
O @viuitauna se solidariza com familiares e amigos pelo falecimento e ressalta a relevância da Dona Sãozinha para a cultura e o Reinado de Itaúna.
Uma perda lastimável pra cultura popular de Itaúna!
Desde Criança nós Itaúnenses vimos D Sãozinha nas festas de Reinado., Descanse em paz , nós Braços do Senhor !
Que Deus te receba de braços abertos
E conforte os familiares e amigos
Muita paz para todos 🙏🙏🙏
Uma perca irreparável uma grande pessoa,a Guarda de Congo Virgem do Rosário solidarizando com toda irmandade do Rosário