A Polícia Civil incinerou 4,4 toneladas de maconha apreendidas na MG-050 no último dia 22, durante a operação Polo Norte, em Formiga. A droga avaliada em R$ 9,7 milhões saiu do Mato Grosso do Sul e seguia escondida em uma carga de milho para Contagem, na Grande BH. Quatro pessoas foram presas em flagrante delito pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação ao tráfico de drogas.
A incineração, coordenada pelo delegado regional Danilo Basílio, ocorreu nesta quarta-feira (27) em uma indústria de Formiga após autorização judicial. Considerando o volume de droga, foi organizado um amplo esquema de segurança.
“Todo o procedimento foi supervisionado por policiais civis lotados em Formiga, com a presença de um representante do Ministério Público e da Vigilância Sanitária. A ação contou ainda com a colaboração do Poder Executivo municipal”, afirma a PCMG.
Durante a operação, deflagrada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os 4.475 kg de maconha foram localizados debaixo de uma carga de milho, transportada por um caminhão que saiu do Mato Grosso do Sul com destino a Contagem. A droga apreendida gerou um prejuízo ao tráfico de aproximadamente R$ 9,7 milhões, de acordo com a PRF.
Além do caminhão, também foram abordados e apreendidos dois veículos de passeio que realizavam a escolta da droga. Os veículos e a droga pertencem a uma organização criminosa com histórico de transporte de drogas para Minas Gerais e outros estados. Após os procedimentos, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.
OPERAÇÃO INTEGRADA Também participaram da operação policiais civis do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gcoc) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Comando de Operações Especializadas (COE) da PRF, e da Delegacia Regional de Formiga.