Fazenda libera o pagamento do IPVA 2024: confira a escala, por finais de placas

A quitação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 pode ser feita via Documento de Arrecadação Estadual (DAE), Pix, diretamente nos caixas ou no autoatendimento dos bancos credenciados, bastando informar o número do Renavam do veículo. O Governo de Minas alerta para golpes praticados por meio de falsos links, muitas vezes oferecendo descontos inexistentes: a consulta tanto aos valores do imposto quanto ao pagamento devem ser efetuados, exclusivamente, no site www.fazenda.mg.gov.br.

No caso do pagamento via Pix, é necessário observar que o beneficiado da operação sempre será o Estado de Minas Gerais (CNPJ: 18.715615/0001-60) e a instituição emissora de QR Code é o Banco Itaú S/A.

A escala de vencimentos da primeira parcela ou cota única começa em 15/1, para os finais de placa 1 e 2, e segue ao longo da semana, se encerrando no dia 19/1, com os finais de placa 9 e 0. Quem optar pelo pagamento em cota única tem desconto de 3%.

Neste ano, a expectativa de arrecadação da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) é de R$ 10,6 bilhões. A frota tributável é de 11.201.920 de veículos, registrados até outubro de 2023. Em comparação a 2023, o valor do imposto teve uma redução média de 3,37%, em função, principalmente, da depreciação do valor dos veículos usados.

DISTRIBUIÇÃO Do total arrecadado com o IPVA, 40% vão para o caixa único do Estado, 40% são destinados aos municípios de emplacamento dos veículos e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Ônibus guinchado vai parar na contramão na Treze de Maio
Next post Mulher deverá ser indenizada por agressão em show sertanejo em Piumhi