A operadora TIM apresentou à Prefeitura o cronograma para implantação de fibra óptica e 5G em Itaúna e se comprometeu em reparar, até 20 de fevereiro, passeios, meio-fio e asfalto em vias públicas onde o projeto é executado. As intervenções são realizadas mediante condicionante com o Município, por meio de processo administrativo.
Segundo a assessoria de comunicação do Executivo, a primeira fase de execução do projeto, que consiste nas perfurações do solo urbano e criação de dutos subterrâneos para receber o novo cabeamento de fibra óptica, já está encerrada.
Na tarde de quarta-feira (17), o prefeito Neider Moreira (PSD) recebeu o gerente de Projetos da TIM, Denilson Lemos, e o fiscal de Obras da TIM, Renato Araújo, para discutir as intervenções necessárias para a passagem dos cabos de fibra óptica. Também participaram do encontro o chefe de Gabinete, Fares Neto, os secretários Municipais de Planejamento e Governo, Lucinho de Santanense, Regulação Urbana, Thiago Nogueira, e o gerente Superior de Regulação Urbana, Otávio Melo.
“Merece destaque a utilização pela TIM do método não destrutivo na criação da infraestrutura subterrânea de telecomunicações, minimizando impactos da obra no entorno imediato e reduzindo significativamente o prazo necessário para a execução. Além de contribuir para a necessária redução da utilização de cabos aéreos suspensos nos postes da cidade, que já se mostram sobrecarregados em alguns pontos, gerando poluição visual”, afirma a Prefeitura em nota.
O secretário Municipal de Regulação Urbana, Thiago Araújo, espera que o cabeamento aéreo seja cada vez menos utilizado por novos empreendimentos.
“A secretaria tem atuação voltada para minimizar os impactos negativos consequentes do crescimento urbano da cidade”, afirma.