Três dias de programação, de hoje (23) à domingo (25), movimentam o Espaço Cultural e o Teatro Sílvio de Mattos durante o Festival Arte e Cultura. O projeto realizado pela ONG Favela É Isso Aí, com patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresenta em Itaúna uma agenda cultural gratuita e diversificada, com teatro, dança, apresentações musicais, DJs, capoeira, mostras de vídeo, sarau de escrita criativa, dentre outros. Ao todo são 26 ações desenvolvidas desde fevereiro, por grupos e artistas selecionados, com foco na descentralização e democratização de acesso ao público.
A proposta do festival é o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura, com atividades na área externa, hall de entrada e Teatro Sílvio de Mattos. As ações foram divididas nas categorias de artes cênicas, música e atividades educativo-culturais. A agenda do fim de semana, segundo a Prefeitura de Itaúna, conta ainda com food-trucks.
Durante os três dias, o público será convidado a interagir com os artistas em oficinas de música, palestras e dança. Haverá apresentações de DJs, grupos musicais de diferentes estilos (do forró ao cello passando pelo coral e banda de música), espetáculos de teatro e danças variadas, mostras de arte e exibição de vídeos.
Ao longo da semana, ações de contrapartida também atenderam pessoas de todas as idades em diferentes bairros de Itaúna. Um exemplo é a montagem de uma bateria com aula aberta para todos, com o baterista Júlio César, o Julinho Batera, na praça do bairro Itaunense. No Poliesportivo JK aconteceu uma aula aberta sobre movimento, corpo e música na capoeira, com Mestre Zé Paulo. O músico Marcelo Pereira fez uma oficina de construção de instrumentos musicais com objetos recicláveis na Fundação São Vicente de Paula.
“Desde o início de fevereiro acontecem diversas atividades, totalizando 26 ações, desenvolvidas pelos grupos e artistas selecionados para o festival, com foco na descentralização e democratização de acesso ao público”, afirma a assessoria do projeto.
APOIO O Festival Arte e Cultura é uma realização da ONG Favela É Isso Aí e integra o programa Forma e Transforma. Tem patrocínio da Belgo Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação ArcelorMittal, Prefeitura de Itaúna (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal.
A produção é da empresa Nossa Senhora das Produções, que também realizou o Carnaval 2024 em Itaúna, com apoio da Cemig.