Governo quer ao menos um posto de GNV a cada 400 km; saiba mais!

Com o objetivo de expandir a oferta de gás natural veicular nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) investirá R$ 3 milhões para ampliar os corredores de Gás Natural Veicular (GNV). A meta é assegurar ao menos um posto GNV a cada 400 quilômetros de distância nas principais rodovias interestaduais, permitindo o alcance de regiões estratégicas. Inicialmente serão criados quatro corredores que dão acesso aos outros três estados da região Sudeste e à Bahia: Corredor GNV BH-Rio – BR-040, com postos já em operação, Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, Corredor GNV Vitória – BR-381/262 e Corredor GNV Rio-Bahia – BR-116/381.

Com o projeto, a concessionária espera alcançar até 2026 dez novos postos com oferta de GNV. Até 2025, pretende adicionar mais oito postos, previstos nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 71.

Os novos postos fazem parte do projeto Corredores de GNV. Visando a atender às metas pactuadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) para o quinquênio 2022 a 2026, a Gasmig também possui 67 postos que respondem à demanda pelo combustível em todo o estado, localizados em 23 municípios mineiros: Juiz de Fora, Barbacena, Congonhas, Pouso Alegre, Perdões, Betim, Contagem, Manhuaçu, João Monlevade, Sabará, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Muriaé, Leopoldina, Belo Horizonte, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Ipatinga, Confins, Santa Luzia, Piraúba e Ubá.

Para o presidente da Gasmig, Gilberto Valle, a implantação dos corredores de GNV na malha rodoviária de Minas estimulará a substituição de óleo diesel nos veículos pesados e de gasolina nos veículos leves, por Gás Natural Veicular, que apresenta uma menor emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, resultando numa matriz energética mais limpa para Minas Gerais.

“Isso significa que nas rodovias que compõem esses corredores, existem postos de GNV a uma distância máxima de 400 quilômetros, permitindo a movimentação de cargas pelo estado transportadas por veículos a GNV”, destaca o presidente da Gasmig.

PLANO DE EXPASÃO No cronograma de implantação do projeto, até 2025 estão previstas as seguintes intervenções:

  • Teve início, no último dia 12 de março, a operação assistida no Posto Graal Perdões e o Posto PTB em Betim tem previsão de início para 2025 (com possibilidade de antecipação), no corredor Fernão Dias;
  • No Corredor GNV Vitória, está prevista para março de 2025 a operação em Sabará, no Posto Km 13, e para dezembro de 2024, para o Posto Graal João Monlevade, que será antecipado com o GNC-V;
  • O Corredor GNV Rio-Bahia tem apenas o Posto Bela Vista, em Muriaé, em espera, com previsão para julho de 2025. O Corredor BH-Rio conta com todos os postos do projeto já em operação.

O desenvolvimento da infraestrutura garante a tecnologia existente em postos de abastecimento do estado, permitindo que caminhões e ônibus operem com motores movidos a GNV com a segurança de recarga em suas rotas, além de trazer benefícios com a redução significativa de emissões de poluentes – emitindo até 30% menos de CO2 e 96% menos de material particulado -, gerando economia para empresas de transporte e um futuro mais sustentável para o estado.

Além dos gasodutos reais, constituídos por rede física, existem os gasodutos virtuais, que integram os chamados projetos estruturantes, nos quais o gás natural é comprimido e transformado em líquido, podendo ser transportado por caminhões até localidades que não tenham acesso a gasodutos e sendo descomprimido no recipiente adequado nos postos de abastecimento. Essa é uma solução de distribuição que amplia o acesso aos combustíveis ao longo de todo o território mineiro e incentiva a atração de investimentos.

“Medidas como essas garantem que a distribuição de gás natural pelo estado seja um atrativo econômico, com a expansão de novas oportunidades de negócios, gerando qualidade e diversificação da oferta, tudo isso em consonância com as metas de descarbonização. Onde há gás natural, há a possibilidade de utilização de energia em processos produtivos e modais de transporte, o que significa aumento de competitividade para o consumidor”, afirma o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral e Silva.

Silva completa que investir na utilização do GNV em veículos pesados é uma escolha estratégica, que beneficia a economia, o meio ambiente e a saúde da população mineira. De acordo com estudo da Fundação Dom Cabral (FDC), o setor de transportes representa 63,5% do custo logístico global de uma empresa.

E MAIS…
Economia de 15% comparado ao diesel

Segundo a Gasmig, há uma economia de até 15% quando se compara o GNV ao diesel e combustíveis similares. Em 2024, o preço do GNV sofreu redução de 1,06%, aumentando sua competitividade no estado. Desde 1/2, o preço do combustível passou a ser R$ 2,9186/m³. No acumulado dos últimos 12 meses, o GNV apresentou queda de 5,17% desde fevereiro de 2023, quando o preço do insumo iniciava o ciclo tarifário a R$ 3,0780/m³. Os estudos da Gasmig para o cenário do GNV em 2024 mostram que, ao abastecer R$ 100 do combustível, é possível percorrer 391 quilômetros, considerando veículos leves e utilitários, com um custo de R$ 0,26 /km. Ao avaliar o GNV para veículos pesados, as simulações também apontam para um rendimento favorável de até 419 quilômetros comparado com os 345 quilômetros feitos com diesel.

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