A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta segunda-feira (13) a Operação Open Bar, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de sonegação fiscal e de lavagem de capitais. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em empresas e residências em Divinópolis e Cláudio, além de medidas judiciais de sequestro de bens e valores, todos expedidos pelo Juízo da Primeira Vara Criminal da Justiça Federal de Belo Horizonte.
As investigações revelaram que empresários do ramo de transporte e bebidas (motivo pelo qual foi dado o nome a operação) teriam movimentado aproximadamente R$ 137 milhões no período investigado. Foi decretado o bloqueio de R$ 3,2 milhões das contas bancárias dos suspeitos, além da apreensão de veículos.
“Ao longo das investigações, identificou-se ainda indícios de ocultação de patrimônio e simulação de operações com objetivo de justificar eventuais patrimônios a descoberto de pessoas investigadas”, afirma a Receita Federal.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas chegam a 15 anos de prisão.