Mostra em comemoração ao Dia do Cinema Nacional celebra a obra de Guto Aeraphe

A Associação dos Profissionais de Eventos de Itaúna (APEI) promove na quarta-feira (19) uma mostra especial em celebração ao Dia do Cinema Nacional. O evento homenageia o diretor itaunense Guto Aeraphe, exibindo uma seleção de seus filmes e séries. Com entrada gratuita, a mostra acontece no Teatro Silvio de Mattos, a partir das 19h. Os ingressos poderão ser retirados no local no dia do evento, mediante a doação de alimentos não perecíveis ou agasalhos, que serão destinados a instituições de caridade de Itaúna.

O Dia do Cinema Nacional, comemorado em 19 de junho, marca a data da primeira filmagem realizada no Brasil, em 1898, pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto, que registrou imagens da Baía de Guanabara ao chegar ao Brasil. Esta data é uma oportunidade para celebrar e refletir sobre a rica história e a diversidade do cinema brasileiro.

“O cinema brasileiro é uma forma poderosa de arte e cultura, servindo como um meio de entretenimento e uma ferramenta para contar histórias que refletem a realidade e a diversidade do país. Além de seu valor cultural, o setor cinematográfico é um importante gerador de emprego e renda, contribuindo significativamente para a economia nacional. Valorizar o cinema brasileiro é reconhecer a criatividade, o talento e a capacidade de inovação de nossos profissionais”, afirma Leonardo Corradi, vice-presidente da APEI.

Guto Aeraphe iniciou a trajetória no audiovisual em 1997, como apresentador do programa Caderno B na TVI de Pará de Minas. Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Criação e Produção em Mídia Eletrônica pelo UNI-BH, Aeraphe fundou a produtora CMK Filmes, através da qual dirigiu e editou dezenas de comerciais, programas de TV, documentários, filmes e séries. Seu trabalho representa Itaúna e o Brasil em inúmeros festivais internacionais. Além de cineasta, Guto Aeraphe é professor de fotografia, Produção Audiovisual e Linguagem Cinematográfica, autor de dois livros sobre roteiros e produção audiovisual, e membro conselheiro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais.

FILMES DA MOSTRA A mostra reúne alguns dos trabalhos mais premiados de Guto Aeraphe, explorando diferentes gêneros cinematográficos:

  • Heróis (Drama/Guerra): Três soldados brasileiros se perdem em meio a uma batalha nas montanhas da Itália durante a Segunda Guerra Mundial e precisam lutar por suas vidas.
  • Cidade do Sol (Drama/Guerra): Uma jornalista norte-americana é enviada ao Haiti para cobrir a missão de paz da ONU e acaba se envolvendo em um golpe de estado.
  • A Gangue dos Palhaços (Suspense): Um homem busca desvendar a verdade sobre o que aconteceu com sua família após uma série de assassinatos brutais realizados por palhaços.
  • Segunda Pele (Policial): Um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais precisa confrontar seus traumas do passado ao investigar um assalto a banco.
  • Uma Selfie no Jantar (Comédia): Dois irmãos que vivem isolados do mundo são surpreendidos pela visita de uma terceira irmã e seu marido, o que gera situações cômicas e constrangedoras.

A mostra é uma realização da APEI com apoio da CMK Filmes e da Prefeitura de Itaúna.

SERVIÇO
Mostra de Cinema de Itaúna em homenagem ao diretor Guto Aeraphe

Quando: 19 de junho de 2024, às 19h
Onde: Teatro Silvio de Mattos, Itaúna
Ingressos: Entrada gratuita com doação de alimentos não perecíveis ou agasalhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Dupla é presa no Morada Nova após roubar moto de entregador
Next post Emerson Ceará apresenta “Se Acalme!”, domingo (16), no Sílvio de Mattos