A vice-prefeita Gláucia Santiago, que se candidatou à deputada federal em 2022, teve 11.297 votos e ficou como primeira suplente pelo Partido Liberal, assumirá nos próximos meses a cadeira de Cabo Junio Amaral na Câmara dos Deputados, em Brasília. Cabo Junio concorrerá à Prefeitura de Contagem e se afastará por quatro meses para atuar na campanha. Pelo menos durante este período, Gláucia ocupará a vaga. Se Cabo Junio for eleito, Gláucia permanece em Brasília.
Em entrevista à Folha do Povo, Gláucia disse que mantém a disposição de seguir com a pré-candidatura à Prefeitura de Itaúna em 2024, como declarou ao @viuitauna em dezembro de 2023, mas não descartou a possibilidade de uma composição.
Segundo a vice-prefeita, o PL “estará firme e forte em outubro”, confirmando a aproximação de legendas para a nomeação de um vice do PL na pré-candidatura do oponente Gustavo Mitre. O ex-deputado estadual também chegou a assumir uma vaga como suplente em Brasília, por um mês, em janeiro de 2019. Na ocasião, Mitre substitui Marcelo Álvaro Antônio, que pediu exoneração do cargo ao ser nomeado Ministro do Turismo do governo Bolsonaro.
“Mesmo que seja por pouco tempo, inicialmente, vou poder atuar em favor de Itaúna, por estes 120 dias (em Brasília). Mas acredito que Cabo Junio tem grandes chances de se eleger em Contagem. Ele conta com o apoio do Bolsonaro, do Nikolas (Ferreira, também deputado federal), que estarão presentes na campanha dele e isso aumenta muito as suas chances”, comentou Gláucia à Folha.
Na disputa em Contagem, Cabo Junio é o nome PL para enfrentar a atual prefeita, Marília Campos (PT).
HISTÓRICO POLÍTICO Filha do ex-prefeito Hildebrando Canabrava, o Bandinho, Gláucia candidatou-se ao cargo de vereadora em Itaúna pela primeira vez em 2000, exercendo a vereança nos anos de 2001 à 2008, retornando à Câmara de 2017 à 2020. No mandato anterior do Legislativo, a vice foi oposição ao prefeito Neider (PSD). Já no fim do atual mandato, Neider voltou a se distanciar de Gláucia, que teve seus cargos exonerados da Prefeitura.
Uai… Mais ela não era pré candidata a prefeita da cidade?!!! Político é igual a macaco mesmo… Só larga um galho segurando em outro!