Neste início da semana o @viuitauna foi contatado por frequentadores da região da Rua Sésostres Milagres, a Rua da Gruta, que relatam episódios de roubo, sujeira e achaque de pessoas em situação de rua nas imediações da Gruta Nossa Senhora de Itaúna, no bairro de Lourdes, em Itaúna. Os cidadãos relatam que já tentaram de tudo para controlar a situação: várias ocorrências, instalação de câmeras, pedidos de viaturas com mais frequência e ao setor de Assistência Social da Prefeitura, “mas ninguém faz nada”.
As imagens enviadas à reportagem mostram urina na porta da igreja da grupa, “como provocação”, segundo o relato, “porque pedimos para manter suas coisas organizadas”, se referindo à pessoas que se alojaram ali.
Para um cidadão que falou ao @viuitauna, a situação “está absurda”. Segundo ele, Itaúna está entregue as pessoas em situação de rua, sem nenhuma atitude do poder público.
“Aliás, aqui a preocupação aqui é Carnaval, Festival de Inverno. É o famoso governo do pão e circo”, critica.
Após insistência da imprensa por informações, a 9ª Cia de PM divulgou nota nesta terça-feira (2) informando que realizou ações preventivas nas imediações da gruta pela manhã. Apesar dos relatos, a PM diz não ter se deparado com pessoas em situação de rua nas proximidades. Também não foram divulgados registros de roubo ou furtos no local.
“A PM segue na realização de operações com o objetivo de prevenir crimes, contravenções e aumentar a sensação de segurança da comunidade”, afirma a Polícia Militar.
INDIVÍDUO NEGOU ACOLHIMENTO Após a publicação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social emitiu nota à imprensa, informando que ao tomar conhecimento do caso, abordou um indivíduo no local, ofertando-lhe condições de acolhimento nos equipamentos disponíveis no município, mas o homem negou o acompanhamento. A pasta alega não ter outra alternativa, devido a limitações legais, a não ser solicitar à Secretaria de Infraestrutura e Serviços a limpeza do local, haja vista que o mesmo descumpre a legislação local que proíbe a montagem e permanência de acampamentos e/ou moradias em vias públicas.
“Durante a abordagem nada de ilícito foi identificado. Pede-se aos moradores que sempre que identificarem pessoas em situação de rua, façam contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através dos telefones abaixo, bem como indiquem os equipamentos de acompanhamento e acolhimento disponíveis no município, para que promovam o seu acolhimento e acompanhamento”, acrescenta a secretaria.
- CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3249-9231
- Posto Avançado do Imigrante – 3249-9714
- Casa Azul – Centro de Apoio aos Irmãos de Rua – 3242-3641
- Albergue Fraterno Bezerra de Mendes – 3243-1471