A vice-prefeita e ex-vereadora Gláucia Santiago discursou nesta terça-feira (9) na Câmara dos Deputados, em Brasília, assumindo a vaga de Cabo Junio, que se licenciou do cargo para disputar as eleições em Contagem. Em sua fala, Gláucia, que é primeira suplente do PL, destacou o fato de ter sido a primeira mulher itaunense a ocupar o cargo de vice-prefeita, assim como de deputada federal, destacando o pioneirismo que a acompanha durante sua carreira política.
A política lembrou do pai, Hidelbrando Canabrava, deputado por dois mandatos e prefeito de Itaúna também por dois mandatos. Gláucia também reforçou a sua vontade em trabalhar pela cidade, especialmente em apoio às necessidades dos itaunenses na área da saúde, com destaque para o Hospital Manoel Gonçalves.
Por fim, agradeceu aos itaunenses e afirmou que, durante o período em que estiver na Câmara exercendo o mandato de deputada, trabalhará pelo desenvolvimento de Itaúna e região.
PRIMEIRA SUPLENTE DO PL Gláucia deverá ficar no posto pelo menos até outubro. Se Cabo Junio for eleito, Gláucia permanece em Brasília. Na disputa em Contagem, Cabo Junio é o nome do PL para enfrentar a atual prefeita, Marília Campos (PT).
Filha do ex-prefeito Hildebrando Canabrava, o Bandinho, Gláucia candidatou-se ao cargo de vereadora em Itaúna pela primeira vez em 2000, exercendo a vereança nos anos de 2001 à 2008, retornando à Câmara de 2017 à 2020. No mandato anterior do Legislativo, a vice foi oposição ao prefeito Neider (PSD). Já no fim do atual mandato, Neider voltou a se distanciar de Gláucia, que teve seus cargos exonerados da Prefeitura. (com informações da Folha do Povo)