Tarifa mais cara, ônibus mais velho: Prefeitura autoriza veículos com 14 anos de uso

Itaúna não terá renovação de frota do transporte coletivo, pelo menos em 2024. Em vez de pressionar a concessionária, que não adquire novos ônibus há cinco anos e cobra a maior tarifa em Minas, de R$ 6,50, a Prefeitura publicou um decreto estendendo a idade máxima dos veículos de 12 para 14 anos. A medida é justificada pela gerente de Trânsito e Transportes, Cíntia Valadares, “após inúmeras tentativas para reequilibrar o contrato com a Viasul, por meio de subsídio”. Para a vereadora Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio, o prefeito Neider Moreira beneficia e colabora com a empresa, colocando em risco a vida do usuário do transporte coletivo.

Ao @viuitauna, Valadares explica que a publicação do Decreto 8.657, que estabelece o aumento da idade máxima dos ônibus, se faz necessária para não retirar os ônibus de circulação. A gerente reconhece que o ideal seria a renovação da frota. Porém, alega, que “foram frustradas todas as tentativas para reequilibrar o contrato e possibilitar a renovação da frota dentre outras melhorias que a concessionária precisa apresentar”.

Segundo ela, a forma de o poder concedente manter os ônibus circulando é autorizar a ampliação da idade máxima, vistoriado os veículos com apresentação de laudo mecânico de profissionais autorizados.

“Todos os ônibus são fiscalizados e essa medida é para não impossibilitar a prestação do serviço de transporte de passageiros”, argumenta Valadares.

Apesar da promessa, ainda circulam veículos fabricados em 2009, com 15 anos de uso, em Itaúna.

Última renovação de frota em Itaúna ocorreu em abril de 2019; desde então, só ônibus usados

TENTATIVAS DE SUBSÍDIO Em vídeo publicado nas redes sociais, a vereadora Márcia Cristina lembrou que a Prefeitura tentou aprovar na Câmara Municipal subsídios de R$ 25 milhões e R$ 17 milhões para a empresa de ônibus. Como não obteve a maioria dos votos dos vereadores, decretou o reajuste da tarifa para R$ 6,50, maior valor cobrado no estado atualmente em cidades do interior.

“Então esses ônibus que tá soltando roda, de porta aberta, perdendo freio, colocando em risco a vida dos passageiros, eles vão piorar. O querido amigo vai beneficiar a empresa mais uma vez”, criticou Márcia.

7 thoughts on “Tarifa mais cara, ônibus mais velho: Prefeitura autoriza veículos com 14 anos de uso

  1. É um vergonha !!!!!A nossa vida não vale nada pra eles 😡😡😡😡 Manda eles andarem de ônibus pra ver se vai gostar ,se eles vão até arriscar a sua vida nos ônibus vellhos

  2. Essa.senhora que cuida da gestão de trânsito de Itaúna não deve nem saber nada sobre trânsito e uma irresponsável e só tirar a teta da prefeitura,a relatos que se a prefeitura não entrasse no meio teria empresas seria na cidade fazendo o trasporte urbano.

  3. 25 milhão compra quanto ônibus? Que vergonha é essa? Se olhar é a mesma empresa a vários anos muda apenas o nome. 25 milhão compra ônibus e cobra apenas a manutenção e salário dos funcionários na passagem.

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