A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) determinou na sexta-feira (23) a suspensão das atividades da Insibrás Siderúrgica Brasil, que estava operando sem alvará e licença ambiental em Itatiaiuçu, na Grande BH. Após fiscalização, os agentes encontraram problemas em diferentes pontos, causando poluição e degradação ambiental.
Desde o dia 16 de agosto, quando a siderúrgica voltou a operar, moradores denunciam que um pó preto de carvão tomou conta das residências, carros, e até dos bancos de uma praça da região. Também relatam fortes explosões, tarde da noite, e problemas de saúde provocados pela poeira de carvão, como asma e alergia.
Na área de descarga do carvão lonas eram usadas de forma improvisada para evitar que o material se espalhasse. Nelas, foram encontradas aberturas que faziam o pó do carvão se espalhar pelo ar.
“O galpão de armazenamento de carvão vindo da descarga indireta está tendo muita fuga de material particulado em vários pontos, causando degradação/poluição ambiental. O topo do alto forno é enclausurado, porém, no momento da fiscalização foi observado que na ocorrência da alimentação do forno está havendo uma considerável geração de material particulado para a atmosfera”, aponta a Semad no auto de fiscalização.
“Estou sofrendo com essa poluição, a minha voz está até rouca. Tem uma semana que estou assim, a gente está pedindo socorro”, comentou uma moradora.
SUSPENSÃO EM ATÉ OITO DIAS Na decisão, a Semad determinou a suspensão das atividades em até oito dias, além de uma multa de mais de R$ 33 mil.
“As atividades só poderão ser retomadas após a implementação das melhorias apontadas no auto de fiscalização e da cessação da degradação ambiental, devendo se dar a comprovação por meio de apresentação de relatórios fotográficos contendo a data, hora e coordenadas geográficas”, afirma a Semad.
A rádio Itatiaia entrou em contato com um dos sócios da Insibrás Siderúrgica Brasil por telefone e mensagens de texto para se posicionar sobre a suspensão. Porém, até a publicação, não teve retorno. (com informações da rádio Itatiaia)
Devemos priorizar a vida e não a renda.
Não se ganha dinheiro coma siderúrgia produzindo do jeito que está.
A insibras, a poluição vinda do depósito de carvão, topo do forno e provavelmente da área de corrida,alem do um bom encleusuramento tem de ser instalados sistemas de desempoeiramento/ captação de pó, que além de evitar e ou diminuir a poluição externa contribuem para reprocessamento dos finos de carvão no próximo alto forno,economisando carvão de topo.
A insibras, a poluição vinda do depósito de carvão, topo do forno e provavelmente da área de corrida,alem de um bom enclausuramento tem de ser instalados sistemas de desempoeiramento/ captação de pó, que além de evitar e ou diminuir a poluição externa contribuem para reprocessamento dos finos de carvão no próprio alto forno,economisando carvão de topo.
A insibras, a poluição vinda do depósito de carvão, topo do forno e provavelmente da área de corrida,alem de um bom enclausuramento tem de ser instalados sistemas de desempoeiramento/ captação de pó, que além de evitar e ou diminuir a poluição externa contribuem para reprocessamento dos finos de carvão no próprio alto forno,economisando carvão de topo.
Jaime,
especialmente em manutenção mecânica com mais de 40anos de experiência em altos fornos .
Passei pela região, no último domingo, 25 /08/2024 e constatei que a siderúrgica estava em pleno funcionamento. Pelo visto a determinação ainda não foi cumprida.
Itatiaiuçu tem que mudar a cabeça
Tão vivendo só da mineração como se fosse a melhor coisa do mundo
Teria q fecha a mineração aí queria ver de que eles iriam viver se não há outra renda pra cidade
Bom dia, Wellington! Concordo com você. A Mineração está a todo vapor mas se der uma de defasada infelizmente a população de Itatiaiuçu vai sentir o impacto Financeiro porque Itatiaiuçu não tem empresas de grande porte pra dar trabalho a população.
Itatiaiuçu melhor cidade pra se viver, não tenham dúvidas, mais e preciso ficar atentos a estes problemas. Siderúrgica e um problema sério se não andar conforme a lei,acaba com a saúde da população.
Regularizar para gerar empregos,e contratar pessoas que não tem alergia principalmente de outras cidades, pq o pessoal de itatiaiucu são alérgicos,e como eu sogro com alergia sei o que é isso.
A antiga São Jorge fechou , deu o cano nos funcionários e em vários fornecedores e comerciantes da cidade, pelo visto essa Insibras fará o mesmo, não tem responsabilidade com os bairros vizinhos