O candidato Gustavo Mitre anunciou, em post divulgado nas redes sociais, uma articulação em Brasília para a obtenção de recursos para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Itaúna. Segundo Mitre, esteve na capital federal para articular a possibilidade junto ao Congresso e ao Ministério da Saúde. A “força-tarefa” conta com o apoio da ex vice-prefeita e atual deputada federal Gláucia Santiago e do senador Cleitinho Azevedo. Nos próximos dias, a intenção do candidato é a de apresentar propostas de solução para inúmeros problemas de Itaúna, com destaque para as áreas de saúde e segurança.
Nesta quinta-feira (5), o candidato neidista Maurício Nazaré oficializou em cartório a promessa de doar integralmente o salário de prefeito até que Itaúna tenha uma UPA ou a “ampliação” do Pronto Socorro. Wandick Pincer, que inaugura nesta nesta sexta (6) comitê eleitoral na Rua Silva Jardim, 348, também disse, em entrevista à TV Alterosa, que buscará uma UPA para a cidade.
“Junto com a deputada Gláucia Santiago, já articulando em Brasília os recursos necessários para uma das obras mais esperadas da população de Itaúna: a nossa UPA, que vai desafogar o hospital. Isso só foi possível graças às parcerias que construímos e a credibilidade que conquistamos ao longo da nossa vida”, disse Mitre.
Na sequência, o vídeo da campanha do ex-deputado estadual mostra uma mensagem de apoio do senador Cleitinho Azevedo na obtenção de recursos para a UPA.
“Você pode contar comigo neste desafio. Vai ser concluído sim. Meu mantado vai estar a disposição para enviar os recursos necessários”, diz Cleitinho.
Em seu programa de rádio durante a semana, Mitre falou sobre a vida profissional, graduado em Direito e com atuação nos setores de eventos e alimentação em Belo Horizonte, e a atuação diuturna em favor dos itaunenses, antes de assumir o mandato na Assembleia Legislativa. Em Itaúna, ele foi diretor do Procon e chefe de gabinete na gestão do ex-prefeito Osmando Pereira. Depois, assumiu a diretoria do Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (ITER/MG). Após deixar o mandato de deputado, em 2023, presidiu o BDMG Cultural durante a gestão Zema.
Dentre as ações enquanto deputado, Mitre destaca o apoio à área da educação, com destinação de recursos para todas as escolas estaduais de Itaúna, entidades beneficentes, ao Hospital Manoel Gonçalves e a execução da obra do trevo do Morro do Engenho, promessa antiga de Neider.
O político lembra ainda de sua parceria com os vereadores, sem deixar de atender aos pedidos da Prefeitura. “Destinando recursos, buscando solução para os gargalos e encaminhando as reivindicações da direção junto à Secretaria de Estado de Saúde, encaminhamos mais de R$ 4 milhões ao hospital”, aponta.
E MAIS…
DEMISSÃO DE COMISSIONADOS Na entrevista à TV Alterosa, Wandick, candidato da coligação PV, PT e PC do B, apontou ainda a proposta demitir no mínimo 80 cargos comissionados para, assim, “sobrar dinheiro para aplicar nas políticas públicas”. O candidato apontou a saúde como um dos principais desafios a ser enfrentado em Itaúna e disse que “estamos voltados a resolver a questão da falta de médicos nos PSFs”, sugerindo a ampliação do horário de atendimento nos postos até “pelo menos” 19h. Wandick, que é servidor do SAAE, afirmou ainda que conhece o orçamento público “com a palma da mão” e apontou que os recursos devem ser melhor aplicados.
REGISTRO EM CARTÓRIO A promessa oficializada por Nazaré em cartório inclui a melhoria na infraestrutura e o aumento do número de profissionais de saúde no Pronto Atendimento 24h do hospital – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros colaboradores. “Além disso, Maurício se compromete a buscar verbas e estabelecer parcerias público privadas entre a Prefeitura e a Casa de Caridade Manoel Gonçalves, viabilizando a ampliação e o custeio do Pronto Socorro”, afirma sua assessoria. Inicialmente o candidato direcionou o compromisso de doação de salário à um Pronto Socorro “digno”.