Maiores varejistas de Minas faturaram R$ 87,5 bi em 2023; ranking inclui rede de Itaúna

Minas Gerais possui 22 empresas entre as 300 maiores varejistas do Brasil, sendo que 17 atuam no segmento supermercadista. As empresas sediadas no estado faturaram R$ 87,568 bilhões em 2023. As quatro primeiras posições são de redes de supermercados, atacarejo e de conveniência. O ranking inclui a rede de supermercados Rena, fundada em Itaúna e com seis lojas na cidade, com R$ 485 milhões em vendas no ano passado – veja a lista completa a seguir.

Os dados são de um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Cielo. Conforme o ranking, a rede Supermercados BH é a maior varejista de Minas, com R$ 17,388 bilhões em vendas ao longo de 2023, valor 24% superior ao registrado em 2022 (R$ 14,012 bilhões). Em seguida aparecem Grupo Martins (R$ 12 bilhões), Mart Minas (R$ 9,437 bilhões) e Epa Supermercados (R$ 7,994 bilhões) – exceto o Martins, todas com lojas físicas em Itaúna.

A Arezzo&Co é a maior varejista fora do segmento supermercadista, com R$ 4,854 bilhões em vendas, crescimento de 16% na comparação com o exercício anterior, quando registrou R$ 4,188 bilhões. A Drogaria Araujo lidera o segmento de varejo farmacêutico, com R$ 3,801 bilhão em vendas, avanço de 16% (R$ 3,267 bilhões). Já a Eletrozema faturou R$ 2,5 bilhões. Todas as últimas três empresas com lojas em Itaúna.

MAIORES VAREJISTAS DE MINAS
Empresa fundada em Itaúna figura no ranking:

Supermercados BH (R$ 17,388 bilhões);
Martins (R$ 12 bilhões);
Mart Minas (9,437 bilhões);
Epa Supermercados (7,994 bilhões);
Arezzo&Co (R$ 4,854 bilhões);
ABC Atacado e Varejo (R$ 4,487 bilhões);
Grupo Supernosso (R$ 4,143 bilhões);
Supermercados ABC (R$ 4,135 bilhões);
Supermercado Bahamas (R$ 4,013 bilhões);
Drogaria Araujo (R$ 3,801 bilhões);
Villefort (R$ 2,902 bilhões);
Eletrozema (R$ 2,5 bilhões);
Farmácia Indiana (R$ 2,11 bilhões);
Verdemar (R$ 1,324 bilhão);
Unissul Supermercados (R$ 1,302 bilhão);
Tonin Supermercados (R$ 1,006 bilhão);
SuperLuna Supermercados (R$ 951 milhões);
Super Maxi (R$ 817 milhões);
Supermercados Alvorada (R$ 686 milhões);
Livraria Leitura (R$ 629 milhões);
Supermercado Bernardão (R$ 604 milhões);
Supermercados Rena (R$ 485 milhões)

O consultor especialista em varejo José Cortizo aponta alguns dos fatores que podem explicar a dominância de redes supermercadista no varejo, como o fato de esse segmento comercializar itens básicos, que possuem alta frequência de compra, e a expansão do modelo atacarejo. Outra tendência é a alta densidade de lojas, tanto em grandes centros urbanos quanto em cidades menores.

“Isso os torna convenientes e acessíveis a diferentes perfis de consumidores e, desta forma, ganham relevância no mercado”, aponta.

Cortizo destaca ainda que o cenário é de transformações nos próximos anos. Para ele, essas mudanças devem garantir aos supermercados a continuação do domínio nos rankings a serem realizados futuramente. Uma possibilidade muito forte de mudança pode ocorrer devido a maior adoção de compras on-line e hábitos de consumo mais voltados para conveniência, saudabilidade e sustentabilidade. Segundo o especialista em varejo, isso contribuirá para a popularização de serviços de entrega de alimentos frescos e orgânicos por canais não ligados às redes tradicionais de supermercados, surgindo uma linha de concorrência mais forte.

“Mas, o varejo alimentar (supermercados e afins) é extremamente resiliente e adaptável, podendo rapidamente se ajustar à nova concorrência e superá-la ou absorvê-la”, ressalta. (com informações do Diário do Comércio)

E MAIS…
Top 10 nacional

Não houve mudanças nas quatro primeiras posições no ranking nacional. O Grupo Carrefour segue na liderança com R$ 115,458 bilhões em vendas no último ano, seguido da rede Assaí Atacadista, que registrou crescimento de 34%, com R$ 72,8 bilhões. Magazine Luiza (R$ 45,591 bilhões) e Grupo Casas Bahia (R$ 36,919 bilhões) completam a lista. Por outro lado, a Americanas, que fechou loja na cidade recentemente, caiu cinco posições e ocupa agora o 10º lugar, com R$ 17,448 bilhões em vendas. O setor de supermercados corresponde a 52,8% das empresas presentes na lista e 52,3% do faturamento total.

CONFIRA O RANKING NACIONAL:

Grupo Carrefour (115,458 bilhões);
Assaí Atacadista (R$ 72,8 bilhões);
Magazine Luiza (R$ 45,591 bilhões);
Grupo Casas Bahia (R$ 36,919 bilhões);
RD Saúde (R$ 36,349 bilhões);
Grupo Boticário (R$ 30,8 bilhões)
Grupo Mateus (R$ 25,328 bilhões);
GPA Alimentos (R$ 20,617 bilhões);
Natura&Co (R$ 18,715 bilhões);
Americanas (R$ 17,448 bilhões)

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