Zema diz, em visita à obra, que é absurdo pessoas viajarem até 500 km para hemodiálise

Em vistoria às obras do Hospital Regional de Divinópolis, na sexta-feira (20), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que o cronograma está sendo seguido como previsto e “tudo indica” que a inauguração ocorrerá em 2025. Zema chamou de absurdo o fato de pessoas saírem de casa durante a madrugada para pegar uma van de prefeitura e viajar de 300 a 500 quilômetros para fazer hemodiálise. “Passam o dia inteiro fora, voltam à noite e repetem no dia seguinte. O meu governo vai levar a saúde para perto da casa de cada mineiro”, prometeu Zema, enfatizando que a atual gestão pretende inaugurar outros quatro hospitais regionais em Minas.

Com quase 17 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Regional de Divinópolis contará com 202 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dez berços de UTI Neonatal, outros dez para Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional (UCI), e cinco de UCI Canguru, ampliando o número de leitos na região. As obras são financiadas com recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, sendo destinados cerca de R$ 40 milhões.

A construção da unidade foi retomada em 2023, depois de ter sido paralisada em 2016. A pavimentação da área de estacionamento e vias de acesso está quase concluída. Na parte interna, os operários já avançaram na alvenaria e revestimento cerâmico. Também estão em execução a limpeza e fechamento da galeria de redes pluviais, rede elétrica, de informática e hidráulica.

“Em função do longo período sem manutenção, é necessário refazer vários itens e também atualizar as instalações para que o projeto siga as normas em vigor”, afirma o Governo de Minas.

Desde a retomada das intervenções pelo Governo de Minas, o telhado do hospital foi totalmente revisado, assim como as esquadrias, os revestimentos de parede e os elevadores.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), responsável pelas obras e pela atualização dos números, serão 69 leitos para internação adulta, 31 para internação pediátrica e 21 de alojamento conjunto. No pronto atendimento, serão 20 leitos de observação, três de emergência e 12 consultórios.

O hospital contará com bloco cirúrgico com oito salas para cirurgia, maternidade com três quartos de pré-parto, parto e pós-parto, quatro salas para parto cirúrgico e ambulatório com oito consultórios. Além disso haverá um serviço auxiliar de diagnóstico e terapia, com duas salas de tomografia, uma sala de ressonância magnética, uma de hemodinâmica, duas salas de mamografia e uma de sala de raio-x, além de sala de ultrassom e três salas de densitometria.

E MAIS…
Especialidades

No Hospital Regional de Divinópolis estarão disponíveis atendimentos de obstetrícia clínica, obstetrícia cirúrgica, além de centro de parto normal (CPN) tipo II e gestação de alto risco (GAR) tipo II. Os moradores também terão acesso a clínicas cirúrgicas, para procedimentos nas áreas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e endovascular, além de procedimentos cirúrgicos na área de urologia. Outro destaque do novo hospital é a disponibilidade de atendimentos em clínica médica, pediatria clínica, oftalmologia e cuidados com a saúde mental (rede de atenção psicossocial).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Carro capota em acidente na MG-431, próximo à Sidersa
Next post Inscrições para o Trilhas de Futuro terminam nesta segunda (23)