Com baldes e extintores, voluntários auxiliaram no combate à incêndio na Treze de Maio

A atuação de voluntários foi fundamental no combate ao incêndio que atingiu um edifício residencial na tarde desta terça-feira (1º), na Rua Treze de Maio, em Itaúna. A mobilização formou uma corrente para que os baldes de água chegassem ao apartamento em chamas, ajudando no trabalho do Corpo de Bombeiros e do SAMU, que atendeu três vítimas, duas delas por inalar fumaça. Em alusão à São Floriano, soldado romano considerado o protetor dos bombeiros, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar divulgou uma carta de agradecimento à atuação daqueles que permaneceram no local até a chegada das equipes de Divinópolis e Pará de Minas e de militares que estavam de folga.

“Foram muitas pessoas trabalhando em conjunto, e todas as ações foram importantes para o sucesso deste atendimento. Todas as vítimas foram retiradas do local sem maiores danos, incluindo animais de estimação”, afirma o órgão, acrescentando que a missão foi cumprida. “Nossa continência à vocês”.

A ocorrência mobilizou 15 bombeiros e cinco viaturas. Durante o incêndio, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar confirmou a presença de quatro moradores no prédio, sendo que dois inalaram fumaça. Uma militar do Corpo de Bombeiros também foi atendida pelo SAMU, com suspeita de fratura na mão direita. A suspeita é de que o fogo tenha iniciado em uma vela acesa, em um apartamento do primeiro pavimento, que foi destruído pelas chamas.

LEIA O AGRADECIMENTO DIVULGADO PELOS BOMBEIROS:

“São Floriano foi um soldado romano que, segundo a lenda, vivia em uma região que em determinadas épocas do ano era assolada por incêndios que ameaçavam seriamente a vila de moradores. Por isso, São Floriano treinou e coordenou um grupo de soldados que se tornaram especialistas no combate ao fogo. Este grupo passou a se chamar “Combatentes do Fogo”. Certa vez, um grande incêndio surpreendeu a vila de madrugada. O fogo se alastrou tão rapidamente que os soldados não tiveram tempo para combatê-lo. Por isso, São Floriano fez uma oração pedindo a Deus um milagre. Em seguida, sentiu no coração o impulso de pegar um balde de água e atirá-la ao fogo. Quando fez isso, o fogo cessou imediatamente, para espanto de todos. Por causa disso, ele é considerado o protetor dos bombeiros, protetor contra os incêndios e de todos os combatentes do fogo.

Na tarde de ontem (1º), o 2º Pelotão de Itaúna foi acionado para um incêndio em residência. Enquanto todos os recursos de combate a incêndio estavam empenhados nos esforços em combater os graves incêndios em vegetação que vêm acontecendo em nossa região, os militares se deslocaram ao local com o que havia disponível, tendo em vista a gravidade do fato e a presença de vítimas presas na edificação. E foi assim que, tal qual São Floriano, a guarnição de bombeiros combateu o incêndio com o auxílio de baldes de água. Registramos aqui nosso agradecimento a todas as pessoas que com bravura se dispuseram a nos ajudar imediatamente. Pela corrente que foi formada para que os baldes de água chegassem ao apartamento em chamas, pela equipe do SAMU que auxiliou no acesso à edificação e posteriormente no atendimento às vítimas.

Pelos parceiros das empresas que atuam na área de prevenção e combate a incêndio, que nos acompanham na missão de tornar as edificações mais seguras para os seus usuários e moradores, que não somente se prontificaram em levar extintores de incêndio e mangueiras mas como também permaneceram no local nos ajudando até a chegada das equipes de Divinópolis e Pará de Minas chegarem para reforçar o combate às chamas, assim como militares que estavam de folga. Pelas pessoas que se preocuparam com o bem estar daqueles que estavam atuando e levaram água, suco, leite para que pudesse ser feito a hidratação e minimizasse os danos pela inalação de fumaça. Foram muitas pessoas trabalhando em conjunto, e todas as ações foram importantes para o sucesso deste atendimento. Todas as vítimas foram retiradas do local sem maiores danos, incluindo animais de estimação. A missão foi cumprida.

Nossa continência à vocês”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Vela acesa pode ter causado incêndio em edifício na Treze de Maio
Next post Inquérito da PCMG apura fogo ateado em lote no bairro Tropical