Linha tronco do gasoduto Centro-Oeste será implantada até dezembro

Até setembro, a Gasmig afirma ter implantado 70,4 quilômetros dos 110 km previstos para a linha tronco do gasoduto do Projeto Centro-Oeste. Em outubro serão iniciadas as obras das linhas laterais em Sarzedo, Juatuba e Mateus Leme, além de Igarapé e São Joaquim de Bicas. Com isso, a concessionária espera alcançar o total de 120 quilômetros de rede ainda em 2024.

“A tendencia é que os 110 km de rede da linha tronco sejam implantados até dezembro. Assim, em 2025 ficaremos com os testes, instalação de válvulas, estações redutoras de pressão e comissionamento”, afirma Adil Vitório, gerente do Projeto Centro-Oeste.

O projeto do gasoduto na região é composto por um linha tronco em aço carbono de diâmetro nominal de 16 polegadas e cerca de 108 km de extensão.

As obras foram divididas em dois lotes de execução simultânea. Os gasodutos denominados linhas laterais, que serão construídos nas oito cidades atendidas, terão diâmetros diversos, variando entre 2″, 4″, 6″ e 10″ para os gasodutos em aço carbono, e diâmetros de 63mm, 90mm e 125mm para os gasodutos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

E MAIS…

15 mil empregos diretos e indiretos
Segundo a Gasmig, a chegada do gasoduto tem potencial para gerar em torno de 15 mil empregos diretos e indiretos, nas oito cidades por onde vai passar a tubulação: além de Itaúna serão atendidas Betim, Divinópolis, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Juntos, os oito municípios respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais e aproximadamente 1 milhão de habitantes, ou 5% da população do Estado.

Ampliação do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN)
A Região Centro-Oeste de Minas abriga um importante polo industrial, mas ainda não possuía uma infraestrutura de distribuição de gás natural, combustível conhecido pela baixa emissão de poluentes. O investimento na ampliação do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) da Gasmig em todo o Estado é calculado em mais de R$ 800 milhões. Serão mais de 300 km de redes, que representarão, quando concluídas, um acréscimo de 23% na malha atual da concessionária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post PM busca suspeitas de aplicar golpe de falso fisioterapeuta em Itatiaiuçu
Next post Vídeo: Homem pede ajuda para encontrar moto furtada próximo à rodoviária