Indústrias de Itaúna buscam inovação, com o Sebrae, no Rio Grande do Sul

Representantes do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (Sindimei) e do Sebrae Minas participaram da 33ª edição da Mercopar, considerada a maior feira de inovação e negócios da América Latina. O evento ocorreu entre 15 e 18 de outubro, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva. A visita técnica, segundo o Sebrae, teve o objetivo de buscar novas tecnologias, negócios e soluções inovadoras para a cadeia produtiva do setor eletrometalmecânico para Itaúna e região. O intuito é disseminar a experiência nas indústrias mineiras em busca de modernização, produtividade e melhores resultados.

O roteiro incluiu uma visita técnica à empresa Dalca, em Bento Gonçalves, especializada em soluções robóticas e de indústria 4.0, com expertise em robótica industrial e automação em logística interna. A empresa desenvolve e aplica sistemas de gestão de fábrica para aprimorar processos e proporcionar o crescimento da produção das empresas.

Para o gerente executivo do Sindimei, Erivelton Santos, participar da Mercopar foi uma experiência enriquecedora.

“As oportunidades de conexão com profissionais de várias áreas e a possibilidade de buscar negócios estratégicos foram únicos. Presenciamos o impacto das novas tecnologias, como a inteligência artificial, a realidade aumentada e os robôs, que, sem dúvida, estão transformando o ambiente industrial”, afirma.

TECNOLOGIA PARA FALTA DE MÃO DE OBRA O analista do Sebrae Minas, Frederico Delfino, aponta que foi uma oportunidade para identificar soluções para a indústria, por meio da customização de projetos mediante a demanda de cada empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.

“São estratégias tecnológicas para resolver um problema crônico do setor: a falta de mão de obra. Foi um choque de realidade ver a tecnologia empregada em altíssimo nível. Os jovens ainda entendem a indústria como trabalho pesado. No entanto, hoje, é um setor muito tecnológico, que envolve leitura de dados, gestão e produtividade”, diz Delfino.

E MAIS…
Inovação industrial

A Mercopar fechou a 33ª edição na sexta-feira (18) com a projeção de R$ 935 milhões em negócios. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Neste ano, a feira ofereceu um espaço dedicado à inovação, com a apresentação de startups e soluções sustentáveis que podem transformar o cenário industrial. Mais de 560 empresas criaram conexões e demonstraram as principais tendências e soluções do segmento, durante quatro dias de programação. O evento atendeu ou superou as expectativas para 98,74% das empresas expositoras e recebeu 42.184 visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Ex-padre suspeito de abusar de crianças é preso em Juatuba
Next post Saúde imunizou mais de 16 mil animais contra a Raiva