A Azul retomou nesta segunda-feira (11) os voos comerciais no Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, com duas saídas diárias – uma para Campinas (Viracopos) e uma para Belo Horizonte (Confins). As rotas são feitas em aeronaves turboélice Cessna Grand Caravan EX, com capacidade para até nove passageiros. Se a reserva da viagem for feita com bastante antecedência, o valor pode compensar a distância de cerca de 120 quilômetros entre Itaúna e o embarque no Aeroporto de Confins.
No site da companhia aérea é possível reservar passagens a partir de R$ 437, se o destino for Divinópolis, com embarque em Confins, para março de 2025. Entre as melhoras ofertas ida e volta apresentadas pela Azul para a mesma rota, em dezembro, o valor começa em R$ 1.579. Na manhã desta terça-feira (12), contudo, não era possível cotar passagens no site da companhia com origem em Divinópolis.
A retomada dos voos em Divinópolis é resultado da política pública do Governo do Estado para redução do ICMS sobre o querosene de aviação, além da Prefeitura de Divinópolis.
O voo diário entre Campinas – principal hub de conexão da Azul – e Divinópolis será realizado às 7h30, enquanto o voo de retorno está programado para às 17h. Já o voo de Divinópolis para Belo Horizonte ocorre às 9h55, e o trecho entre a capital mineira e o município do Centro-Oeste será diariamente às 15h40. Anteriormente estava prevista operação com aeronaves ATR, com capacidade para 70 pessoas, o que não se confirmou.
Atualmente, a Azul Conecta, responsável pelos voos sub-regionais da Azul, opera com uma frota de 27 aeronaves Grand Caravan. O modelo consegue transportar até nove passageiros, além de dois tripulantes, e ser rapidamente convertidos para o transporte de carga, com capacidade para levar até 1600 kg.
“Esta reinauguração marca um importante marco no desenvolvimento da infraestrutura local e no fortalecimento da conexão da nossa cidade. A retomada dos voos representa um avanço significativo para a mobilidade, turismo e economia de Divinópolis, além de proporcionar mais comodidade aos cidadãos e fomentar a geração de empregos”, afirma o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo).
Para o gerente Geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, Vitor Silva, a nova fase da companhia na região reflete um compromisso em expandir a conectividade no Brasil e oferecer mais opções para nossos clientes. “Com esses novos voos diários para Campinas e Belo Horizonte, estamos proporcionando uma opção mais confortável e rápida para os moradores e visitantes de Divinópolis. Estamos entusiasmados em fortalecer ainda mais nossa presença na região”.
AMPLIAÇÃO DA MALHA AÉREA NO ESTADO A redução do ICMS sobre o querosene, segundo o Estado, permitiu que as companhias aéreas aumentassem suas operações em Minas, ampliando as rotas e atendendo a um número crescente de municípios. Essa política fortalece o desenvolvimento econômico regional, o turismo e o acesso a novas oportunidades de negócios.
“Estar a uma hora de voo de 70% do PIB nacional é um dos grandes diferenciais estratégicos que Minas hoje consegue oferecer para quem quer empreender no estado. E o esforço de parceiros como a Azul em fortalecer suas linhas no estado é mais um indicativo importante de que estamos no caminho certo, trazendo mais comodidade para a população e oportunidades de crescimento para Minas”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“Conectar Divinópolis aos hubs de Viracopos e Confins facilita o acesso a negócios e oportunidades em diferentes regiões do país, além de estimular o fluxo de visitantes e o turismo em nosso estado. Nosso trabalho na Invest Minas é exatamente buscar e apoiar iniciativas que ampliem a conectividade e gerem benefícios duradouros para a economia mineira”, afirma o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.