Três trabalhadores foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros no desabamento do molde de uma laje em construção, no fim da manhã desta quarta-feira (13), no Boulevard Lago Sul, em Itaúna. Dois foram direcionados para atendimento do SAMU. Um homem de 36 anos apresentava fratura no tornozelo direito e outro de 42, queixava dor cervical, no punho esquerdo e perna esquerda. Um terceiro trabalhador, de idade não informada, estava com desconforto fisiológico e alteração do estado mental por ter presenciado o desabamento. A Defesa Civil foi acionada para avaliar a estrutura da edificação. O Grupo MBL, responsável pela construção, emitiu nota após a publicação, informando que o forte vento fez com o escoramento da laje cedesse.
De acordo com o 10º BBM, por volta das 11h23, os bombeiros foram acionados através da central de atendimento de emergências 193 para atender à queda de um molde de laje que haveria desmoronado sobre trabalhadores. O solicitante informou que o molde do telhado caiu durante a atividade da obra e não soube informar o número de vítimas. Informações divulgadas em grupos de WhatsApp chegaram a apontar vítimas fatais, o que foi logo desmentido.
Equipes de salvamento e resgate com cinco bombeiros e duas viaturas prontamente se deslocaram para o local. Ao chegar, os bombeiros constataram que trava-se de uma estrutura provisória de moldes de preparo para construção de uma laje e iniciaram as buscas pelos escombros, usando técnicas de busca e atendimento em estruturas colapsadas.
“Três vítimas foram constatadas e não houveram vítimas soterradas. Um homem apresentava fratura no membro inferior, um segundo apresentava um corte na cabeça e o outro apresentava desconforto fisiológico e alteração do estado mental por ter presenciado o desabamento”, afirma o 10º BBM.
A Central de Regulação do SAMU Oeste/Centro recebeu chamado às 11h31, empenhando as ambulâncias da Base de Itaúna (Unidade de Suporte Básico USB e Unidade de Suporte Avançado USA). No local, as equipes atenderam duas vítimas: os homens de 36 anos e de 42, ambos conscientes. Eles receberam imobilização padrão e foram encaminhados para a Sala Vermelha do Hospital Manoel Gonçalves.
EMPRESA SE PRONUNCIA Em nota, o Grupo MBL ressalta que os trabalhadores estavam devidamente equipados com equipamentos de segurança necessários para o trabalho, o que ajudou a suavizar possíveis impactos do acidente.