A Polícia Civil identificou o homem acusado de agredir Djalma, conhecido andarilho de Itaúna, em um vídeo que viralizou nas redes sociais. O suspeito, que reside em Pará de Minas, será intimado a prestar esclarecimentos. “Outras informações serão repassadas em momento oportuno”, afirma a PCMG. Nas imagens, Djalma aparece sendo agredido à cintadas em troca de R$ 10 em dinheiro. O caso repercute não só na imprensa, com cidadãos, estarrecidos com a situação, compartilhando o vídeo e pedindo justiça.
A Prefeitura de Itaúna divulgou nota informando que Djama é acompanhado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e esteve hoje (21) no CAPS AD, onde se mostrou bem. O órgão lamenta e repudia o ocorrido, colocando-se à disposição para acolhimento tanto do Djalma quanto de seus familiares.
As imagens foram gravadas em frente a um bar na região da Lagoinha, no Centro de Itaúna. O autor das agressões diz aos seus “seguidores na internet” que “lutou a vida inteira pelas coisas” e associa à situação de Djalma à política no Brasil.
“Isso aqui não é escravidão não. Em vez de o Lula investir nas pessoas que estão doentes igual esse cara… Olha o cara, R$ 10, ele vai deixar eu dar duas lapadas. Tá gravando? Deus é mais”, afirma o agressor.
No fim da gravação se ouve ainda uma risada, possivelmente de quem estava gravando.
Djalma é dependente químico e conhecido por andar pedindo esmolas nas ruas de Itaúna. Segundo a Polícia Civil, a data da gravação do vídeo ainda não foi confirmada. Nesta quarta-feira (20) foi celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil.
“Somente após as oitivas poderemos responder”, afirma a PCMG.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA A 9ª Cia de PM afirma que tomou conhecimento do vídeo envolvendo Djalma, mas inicialmente não foi acionada para registro. Posteriormente, identificou o autor das agressões como morador de Pará de Minas e confeccionou um boletim de ocorrência direcionado ao delegado de Polícia Civil.
“Estamos comunicando a autoridade de polícia judiciária para medidas pertinentes e realizando diligências para auxiliar no esclarecimento dos fatos. Contamos com apoio da população com denuncias e informações nos nossos canais oficiais 181 e 190”, afirma a Polícia Militar.
LEIA A NOTA DIVULGADA PELA PREFEITURA DE ITAÚNA:
Não é possível. Já chega de aberrações. Esse cara não é normal. Só pode dar cadeia, mas nada, não existe perdão.