A VLI, controladora da ferrovia em Itaúna, se posicionou nesta segunda-feira (23) sobre o acidente envolvendo um carro, na tarde deste domingo (22), na travessia do bairro Parque Jardim. Segundo a concessionária, um veículo tentou cruzar a linha férrea no momento em que um trem se locomovia neste perímetro. A empresa alega que todos os procedimentos de segurança, incluindo a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados pelo maquinista, mas não foi possível evitar a colisão.
“A empresa lamenta o episódio e ressalta a importância da conscientização da população para uma interação segura com a linha férrea”, afirma a VLI, destacando que “a maioria das ocorrências pode ser evitada com o respeito à sinalização e atitudes simples como respeito à sinalização e ao aviso de “pare, olhe e escute” antes de realizar a travessia nas passagens de nível”.
REGISTRO DA OCORRÊNCIA A 9ª Cia de PM, que divulgou a ocorrência após a publicação, foi acionada por volta de 17h15, para atendimento de acidente de trânsito com vítima envolvendo o veículo e uma locomotiva. No local, os militares fizeram contato com as partes. O condutor do veículo, 51 anos, relatou que transitava pela Av. Faria Tavares sentido bairro Itaunense, quando se envolveu no acidente. Em contato com o maquinista, de 39 anos, relatou que seguia com a composição férrea sentido Santanense, quando o acidente ocorreu. Logo, precisou imobilizar a locomotiva por medidas de segurança.
“Por fim, foram realizados os trabalhos policiais e a liberação do trânsito para os usuários da via. Já ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil para a devida apuração dos fatos e demais providências”, afirma a 9ª Cia de PM.
LEIA A NOTA DIVULGADA PELA CONCESSIONÁRIA:
“A VLI, controladora da ferrovia, esclarece que registrou, na tarde deste domingo (22), uma ocorrência ferroviária no Bairro Parque Jardim, em Itaúna, no Centro-Oeste mineiro. Um veículo tentou cruzar a linha férrea em uma passagem de nível, que se encontra devidamente sinalizada, no momento em que um trem se locomovia neste perímetro. Embora todos os procedimentos de segurança, incluindo a redução da velocidade e alertas sonoros, tenham sido adotados pelo maquinista, não foi possível evitar a colisão. Uma equipe da companhia foi ao local e acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As operações ferroviárias já foram normalizadas.
A empresa lamenta o episódio e ressalta a importância da conscientização da população para uma interação segura com a linha férrea. A maioria das ocorrências pode ser evitada com o respeito à sinalização e atitudes simples como respeito à sinalização e ao aviso de “pare, olhe e escute” antes de realizar a travessia nas passagens de nível”.
A Polícia Militar ainda não divulgou a ocorrência.