Duas equipes do SESI Itaúna ficaram entre as melhores colocadas do Festival SESI de Robótica – Regional Minas Gerais, competição de criatividade e aprendizado que aconteceu no Centerminas Expo, em Belo Horizonte. A Turbon Race disputou pela modalidade Fórmula 1 in Schools (F1), vencendo nas categorias Projeto Social, Corrida Mata a Mata e alcançando o primeiro lugar geral da competição, pela soma de pontuações de portfólio, estande e corridas. Já a equipe UaiSô conquistou o terceiro lugar da modalidade First Lego League (FLLC), disputa de robôs feitos de Lego.
Ingrid Rodrigues, professora e técnica, explica que na categoria F1 a escudeira desenvolve um projeto de engenharia, marketing, identidade visual e projeto social, e apresentam os trabalhos em forma de portfólio que são avaliados por área. A partir das pontuações obtidas e na corrida dos carros, ganha a equipe com maior pontuação.
“Assim, ganhamos o prêmio de Projeto Social, que busca avaliar o impacto positivo do nosso projeto na nossa comunidade escolar e na sociedade no geral. Nessa temporada, desenvolvemos uma composteira para aproveitando das folhagem do bosque do escola e destinamos o composto para instituições de ensino público e utilizamos na própria escola”, explica.
A equipe também conquistou o prêmio de Corrida Mata a Mata, que consiste em uma disputa em uma pista de 22 metros. Os carros são disparados por meio de uma cápsula de CO2, e o tempo de corrida é a média entre o tempo de reação do piloto e o tempo do carro do início ao fim da pista.
As modalidades FLL, FTC e F1 tem etapas classificatórias, valendo vagas para o Nacional, que acontecerá entre 12 e 15 de março em Brasília, onde as equipes poderão se qualificar para o Mundial. A modalidade FRC, por sua vez, foi apresentada em formato de demonstração, com as duas equipes participantes cumprindo um desafio específico. Essas equipes também estarão presentes na etapa Nacional em Brasília.
“Para a temporada 2024/25, a equipe Turbon Race conta com o apoio do SENAI para a construção do carro e de patrocinadores: Açoita, Number One, Sindimei e Posto Uai”.
PRESERVAÇÃO E USO DOS OCEANOS O evento, que integrou a temporada 2024-2025 intitulada “DIVE – Mergulhe em um Oceano de Inovações”, desafiou os participantes a explorarem soluções para a preservação e uso sustentável dos oceanos, aplicando conhecimentos em STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Ao todo, 75 equipes, representando 57 escolas, sendo 32 da Rede SESI-MG, 4 particulares, 21 públicas, 2 ONGs e 2 equipes de garagem, totalizando 600 competidores.
Além da competição, o evento é uma celebração da educação como ferramenta transformadora. As equipes vencedoras terão a oportunidade de inscrever seus projetos na etapa internacional da Olimpíada do Oceano, contribuindo para a conscientização e preservação ambiental em escala global.
E MAIS…
Papel transformador da robótica educacional
Mariana Rodrigues Alves de Souza, coordenadora de Inovação e Tecnologias Educacionais do SESI-MG, destaca o papel transformador da robótica educacional. “A robótica vai muito além de construir ou programar robôs. Com ela, estimulamos criatividade, resolução de problemas, inovação e pensamento crítico. Competições como essa qualificam e empoderam os jovens, preparando-os para carreiras futuras e para a vida.”
Flávia Bento, gerente de Educação Básica do SESI, ressaltou o pioneirismo da instituição ao investir no ensino de robótica. “Estamos formando jovens diferenciados, capazes de desenvolver habilidades que outros estudantes, muitas vezes, não têm oportunidade de explorar. Desde cedo, eles são desafiados a resolver problemas reais da sociedade, ou que os tornam mais inovadores, críticos e prontos para contribuir de forma significativa em suas áreas de atuação”, comentou.