Um fazendeiro vítima de furto de gado em São José dos Salgados agradeceu em vídeo a ação da Polícia Militar, que recuperou três animais que haviam sido levadas em uma fazenda. Os animais foram flagrados em uma caminhonete, na noite de quarta-feira (15). Os militares realizaram registros fotográficos e vídeos das cabeças de gado e publicaram as imagens nas redes sociais e grupos da “Rede de Propriedades Rurais Protegidas”. No dia seguinte a vítima entrou em contato com a PM e reconheceu, através das imagens divulgadas, os animais.
A ocorrência teve início na noite de quarta-feira, quando militares da Patrulha Rural do 23º BPM realizavam patrulhamento preventivo na comunidade rural de Estiva Grande, em Carmo do Cajurú, quando depararam com o condutor de uma caminhonete Chevrolet D10 transportando animais de forma suspeita. Durante a abordagem policial, os militares constataram que estavam sendo transportadas três novilhas sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), nem qualquer documento que comprovasse a origem dos animais.
Diante da suspeição de um possível crime, os militares buscaram possíveis vítimas para concluir o flagrante delito. Porém, as vítimas de furtos de animais na região não identificaram os animais como sendo de sua propriedade.
“Assim, as três cabeças de gado foram deixadas em uma fazenda próximo ao local, sob a responsabilidade de um custodiante, com a finalidade de identificar o legítimo proprietário para reconhecimento e resgate dos animais”, afirma o 23º BPM.
O suspeito de 36 anos, foi cadastrado no boletim de ocorrência e liberado. O caminhão foi removido para o pátio credenciado devido ao condutor ser inabilitado e não ter apresentado condutor habilitado para liberação do veículo, bem como confeccionado o respectivo Auto de Infração de Trânsito.
VÍTIMA ENTRA EM CONTATO Os militares realizaram registros fotográficos e vídeos dos animais custodiados e publicaram as imagens nas redes sociais e grupos da “Rede de Propriedades Rurais Protegidas”, buscando a identificação dos animais e de seus supostos proprietários. No dia seguinte, a vítima entrou em contato com a PM e reconheceu através das imagens divulgadas pela PM, as três cabeças de gado como de sua propriedade, as quais haviam sido furtadas em uma fazenda próximo à São José dos Salgados.
“Na fazenda onde os animais estavam custodiados, no momento em que a vítima se aproximou dos seus animais, por meio de assovios, despertou a atenção dos animais, os quais vieram em direção a ele, reconhecendo os sons emitidos pelo fazendeiro, proprietário deles. As três novilhas foram devolvidas ao legítimo dono e confeccionado o respectivo boletim de ocorrência para fins das medidas criminais cabíveis”, diz a PM.
O fazendeiro ficou muito satisfeito com o trabalho da Polícia Militar e agradeceu aos militares pela recuperação dos animais furtados.