Viasul assume linhas da Gardênia na MG-050 no sábado (25)

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) oficializou nesta quinta-feira (23) a decisão que transfere de forma permanente a operação de 37 linhas intermunicipais do sul de Minas, até então operadas pela Expresso Gardênia, para cinco novas empresas: Viação Serro, Santa Cruz, Bonanza, Auto Ônibus Santa Rita e Viasul – estas duas últimas do Grupo Saritur. As novas concessionárias assumirão definitivamente as linhas a partir de sábado (25), atendendo a 97 municípios da região. A Viasul, que opera o transporte coletivo de Itaúna com constantes queixas, ficará responsável pela operação das linhas que trafegam na MG-050, entre Belo Horizonte, Piumhi, Passos, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta manhã, na Rodoviária de Belo Horizonte. Para evitar transtornos, as empresas Gontijo e SC Minas, que operavam temporariamente durante a suspensão da Gardênia, foram orientadas a não comercializar passagens para viagens após essa data, evitando a necessidade de reembolsos e assegurando uma “transição tranquila” para os passageiros.

Os preços das passagens permanecerão inalterados, seguindo a regulamentação estadual. Os itinerários e horários das linhas serão mantidos integralmente para garantir a continuidade do serviço.

“A transferência dessas linhas foi uma decisão necessária para assegurar a continuidade do serviço e atender às demandas da população, que merece um sistema de transporte à altura de suas necessidades”, explica o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto.

Calixto afirma que o Governo de Minas seguirá “fiscalizando rigorosamente” essas empresas, para garantir o cumprimento das normas e a segurança dos usuários.

“O Governo de Minas está empenhado em reforçar a importância do transporte público como ferramenta de integração e desenvolvimento regional”, afirma.

OPERAÇÃO PONTO FINAL A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia é resultado de um processo que começou com a Operação Ponto Final, realizada em abril e maio de 2024 pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

A ação de fiscalização identificou graves irregularidades na prestação do serviço, motivadas por denúncias de atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais. Na operação, 34 ônibus foram retirados de circulação devido a problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e descumprimento do quadro de horários.

A empresa foi notificada para corrigir as falhas e comprovar sua capacidade operacional e financeira, mas não atendeu às exigências no prazo estabelecido. Em junho de 2024, os contratos da Gardênia foram suspensos, e outras operadoras assumiram as linhas de forma provisória. Sem resolver as irregularidades, a Gardênia formalizou um pedido de transferência das linhas para outras empresas, reconhecendo sua incapacidade de atender às exigências.

Após análise detalhada, a Seinfra aprovou a transferência para as cinco novas concessionárias, que apresentaram condições comprovadas para operar com segurança e qualidade.

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