Menos de uma semana depois, outro homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb), na manhã desta segunda-feira (27), em Itaúna, por manter pássaros silvestres em cativeiro. Desta vez, um idoso, de 72 anos, foi autuado em R$ 35.121,85. Com ele foram apreendidos, após denúncia, 17 pássaros da fauna silvestre, 15 gaiolas arame/madeira, três alçapões e dois estilingues – também conhecidos como atiradeira ou bodoque. Segundo a Polícia Civil, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
A apreensão ocorreu durante a Operação Férias Seguras, quando militares do 2º grupamento de Meio Ambiente de Itaúna atenderam à denúncia sobre pássaros da fauna silvestre em cativeiro, na Rua Ouro Negro. No endereço informado foram apreendidos 17 pássaros, espécimes da fauna silvestre, 15 gaiolas de arame/madeira, três alçapões e dois estilingues.
“Foi o lavrado auto de infração administrativo e diante da irregularidade dada voz de prisão em flagrante ao autor, sendo aplicado o Termo Circunstanciado de Ocorrência”, afirma o 6º Pelotão de PM MAmb.


INFRAÇÕES De acordo com a Polícia Civil, o idoso foi multado em 6.350 UFEMG’S – Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais, por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa, sem a devida permissão ou licença, e guardar ou ter a posse de produtos e objetos que impliquem na caça, perseguição, distribuição ou apanha de espécimes, sem autorização da autoridade competente.
Após a aplicação da multa foi lavrado TCO junto ao Juizado Especial, sendo o autor liberado. O valor convertido da multa chega a R$ 35.121,85.