Rodovias mineiras terão 764 novos radares de velocidade em 2025

O Estado pretende ampliar o número de controladores e redutores eletrônicos de velocidade nas rodovias de Minas com a instalação de 764 novos equipamentos ao longo de 2025. Com isso, o número de equipamentos vai passar dos atuais 536 para 1,3 mil. O investimento destinado aos novos radares é de R$ 313 milhões. A abertura das propostas para licitação dos equipamentos está agendada para o dia 10 de fevereiro.

Entre 2011 e 2024, segundo o Governo de Minas, o índice de acidentes em trechos de rodovias estaduais onde foi instalado o controle eletrônico apresentou redução de 77%. Nos pontos sob responsabilidade do DER-MG a queda foi de 22 mil sinistros, em 2011, para cerca 5 mil em 2024, número que tem se mantido desde 2022.

De acordo com o diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho, para instalar os radares são realizados estudos técnicos para verificar as condições do local e se o controle de velocidade é a melhor alternativa a ser adotada.

“Por falta de informação, é comum ouvirmos reclamações sobre excessos de aparelhos nas vias, mas os números são categóricos e demonstram que não existe fundamento para o discurso de indústria da multa”, argumenta Coelho.

A gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, enfatiza que o comportamento adequado no trânsito surge com medidas voltadas para a educação que despertam a consciência de cada um.

“Quando o DER-MG instala um controle de velocidade, é para a segurança do motorista e de quem circula na via. Nossa função é esclarecer e conscientizar do papel de cada cidadão para um trânsito mais seguro”, afirma.

A instalação de equipamentos está prevista em um programa alicerçado em três pontos fundamentais: controle de velocidade eletrônica, intervenções em pontos críticos nas rodovias sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e educação para o trânsito. O objetivo é a prevenção e redução de acidentes de trânsito nas estradas estaduais.

Os softwares utilizados pelos radares são atualizados com frequência e os equipamentos já são capazes de realizar a leitura automática das placas. Além disso, por meio dos radares, são coletados dados como meio de transporte utilizado, quantidade de veículos que vão de um local para outro, velocidade média dos veículos, tempo estimado de percurso, entre outras informações, fundamentais para o planejamento de melhorias e intervenções nas rodovias.

INSTALAÇÃO VISÍVEL Para o especialista em transporte e trânsito Osias Batista, é fundamental que sejam implantados novos radares de forma clara e bem comunicada nas rodovias, ação fundamental para preservar a vida de quem trafega pela via.

“Quanto mais alta a velocidade, mais difícil de controlar o carro, menos tempo de reação, e ferimentos mais graves nas pessoas”, afirma Batista.

E MAIS…
Licitação de novos equipamentos

A licitação e os contratos dos novos equipamentos serão divididos em sete conjuntos aglutinados em unidades regionais do DER-MG. Os lotes de 1 a 6 serão os responsáveis pela realização dos estudos técnicos e pela disponibilização, instalação, sinalização, aferição, operação, manutenção, realocação, monitoramento e fornecimento das informações, dados e imagens ao DER-MG e ao Centro de Gerenciamento Operacional e Processamentos do departamento (CGOP). Já o lote 7 será responsável pelo CGOP, com atribuições de assessoramento, monitoramento, vistorias e apoio no controle dos equipamentos em operação e em fase de implantação, dos lotes de 1 a 6, com a principal função de realizar a análise das ocorrências geradas pelos radares, para que o processamento seja efetuado pelo agente da autoridade de trânsito do DER-MG.

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