Em meio ao alerta de chuvas intensas em Itaúna e outras cidades da região Centro-Oeste neste fim de semana, a Defesa Civil divulgou nota apontando que o nível da água na Barragem do Benfica está 60cm abaixo do nível do vertedouro, “não havendo risco iminente de transbordamento”. A nota foi divulgada após vereadores divulgarem vídeos alertando sobre a situação. Como medida preventiva, a Defesa Civil solicitou aos responsáveis pela barragem a abertura de cerca de 20% da comporta, afim de garantir uma “margem de segurança” diante das previsões meteorológicas.
Segundo o comunicado, a Barragem do Benfica possui um espelho d’água de aproximadamente 25 mil m². Para que a água atingisse o vertedouro, seria necessária uma quantidade significativa de chuvas acumuladas. A abertura parcial da comporta é uma ação preventiva que resguarda principalmente áreas urbanas e bairros ribeirinhos ao Rio São João.
“O leito do rio abaixo da barragem, que atravessa áreas rurais e urbanas de Itaúna, encontra-se em níveis considerados baixos. A abertura parcial da comporta é uma ação planejada e preventiva para evitar elevações críticas no nível do rio e manter a Barragem do Benfica em condições seguras, preservando sua capacidade de represamento das águas pluviais”, diz a nota da Prefeitura de Itaúna.
Em um dos vídeos divulgados, o vereador Wenderson da Usina (Novo) pediu uma avaliação da Prefeitura e da Cia Itaunense, responsável pela gestão da barragem, sobre a necessidade de abrir as comportas. O edil diz ter recebido relatos de diversas pessoas dizendo que o nível da barragem estava muito alto, em meio à previsão de fortes chuvas na região Sudeste do Brasil nos próximos dias.
“Não tô aqui nem desesperando, nem acalmando ninguém. A gente vai ser a situação. Peço reforço da Prefeitura”, disse Wenderson.
Kaio Guimarães (PMN) também gravou um vídeo apontando “esclarecimentos” sobre o receio de novas enchentes em Itaúna. O vereador disse que esteve no local na noite desta sexta-feira (31), com a Defesa Civil, e a “água estava quase passando pelo vertedouro”.
“Não é criando nenhum alarde, também não tranquilizando, mas demonstrando de fato o que está acontecendo e quais medidas estão sendo tomadas para não acontecer aquilo que ocorreu em 2021”.
NOTA DA PREFEITURA DE ITAÚNA: