Devido às chuvas intensas no fim de semana, a Defesa Civil, em colaboração com o Corpo de Bombeiros, intensificou as ações de monitoramento e prevenção em Itaúna. Na Barragem do Benfica o nível da água na régua da comporta da barragem subiu apenas 10cm, enquanto o Rio São João registrou elevação de cerca de 20cm, próximo à Praça de Esportes do bairro de Lourdes, distante de possibilidade de enchente. Na Av. Castro Alves, próximo à linha férrea, foi identificado risco de desmoronamento no passeio. “A área foi isolada para evitar maiores problemas. Além disso, foi reportado dano ao passeio da Av. Lenhita, entre os bairros Irmãos Auler e Leonane”, afirma o órgão.
No sábado (1°) e domingo (2) foram realizadas visitas a áreas críticas e pontos de risco, com o objetivo de garantir a segurança da população. Para que o nível do Rio São João alcance a altura da rua, é necessária uma elevação de aproximadamente dois metros, explica a Defesa Civil. Na Av. São João, uma medição apontou nível da água em 2,34m.
Além do monitoramento de barragens e rios, as equipes da Defesa Civil estiveram atentas a pontos de alagamento, com um trabalho constante de avaliação para evitar danos e prejuízos materiais.