Viver com animais traz diversos benefícios à saúde e é tão positiva, que em alguns tipos de terapias, eles estão presentes para somar nos tratamentos. Estudos mostram o potencial e ajuda na redução da ansiedade, letargia, do estresse e sintomas da depressão. A equoterapia é um importante método de tratamento para pessoas com deficiência por meio da conexão das pessoas com os cavalos. Esses animais proporcionam várias possibilidades de abordagens interdisciplinares, como foco na reabilitação física e mental.
Thais Pontelo, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Divinópolis, aponta que a atividade traz diversos benefícios para os praticantes.
“A equoterapia é composta por exercícios que estimulam resposta do sistema nervoso central. Assim, ela melhora a postura e a percepção do movimento do paciente”, diz Pontelo.
Um ponto importante é que o contato com o cavalo é capaz de oferecer à pessoa recuperação para algum tipo de distúrbio. “Para portadores da síndrome de Down, esclerose múltipla e autismo é uma terapia recomendada. Outro benefício é auxiliar o tratamento de crianças e jovens que apresentam dificuldade de concentração”, acrescenta a profissional.
BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA:
- Desenvolvimento do afeto;
- Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
- Melhora da postura e do equilíbrio;
- Aumento da autoestima e da autoconfiança;
- Promove a sensação de bem-estar;
- Melhora o tônus muscular;
- Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos;
- Facilita o processo de integração nos grupos;
Pontelo ressalta ainda que o tratamento é natural.