Um homem foi preso na noite de quarta-feira (19), na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves, em Itaúna, com um telefone celular extraviado. O aparelho, um iPhone 15, foi localizado por meio do IMEI, número único e exclusivo atribuído ao dispositivo móvel. À Polícia Civil, o indivíduo alegou que recebeu o telefone como forma de pagamento. “Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apuração dos fatos, sendo o autor ouvido e liberado”, afirma a PCMG.
No mercado, esse modelo de aparelho tem preços que variam entre R$ 4,6 mil, em rede de eletros, à R$ 6,5, valor inicial no site do fabricante Apple.

De acordo com a 9ª Cia de PM, a PM recebeu informações de que um homem estaria de posse de um iPhone 15 cujo IMEI havia restrição. Realizada abordagem, foi constatado que o celular era produto de extravio. Diante do exposto, o homem foi preso e o celular, apreendido.
“Ocorrência encaminhada para Polícia Judiciária”, afirma a 9ª Cia de PM.
Na oportunidade, a PM relembra a comunidade da importância da guarda do IMEI e sua disponibilização para autoridade, em caso de algum tipo de extravio:
- Não compartilhe publicamente: O IMEI pode ser usado por pessoas mal-intencionadas para clonar ou bloquear seu aparelho;
- Registre o número: Anote o IMEI e guarde-o em um local seguro. Ele será útil em caso de roubo ou furto;
- Verifique a autenticidade: Ao comprar um aparelho usado, confira se o IMEI não está na lista de aparelhos bloqueados (site da Anatel)