Trevo do Padre Eustáquio: perigo diário enquanto projeto de viaduto não sai do papel

Enquanto o projeto de construção de um viaduto não é executado, condutores e pedestres que utilizam diariamente o trevo do Padre Eustáquio, em Itaúna, estão à mercê do perigo. Nesta sexta-feira (7), dois acidentes em um intervalo de duas horas ocorreram no mesmo local, acendendo mais uma vez o alerta para a necessidade de medidas emergenciais no trecho de travessia urbana da MG-431. Em uma das colisões, com um carro, uma mulher que conduzia uma motocicleta sofreu traumatismo craniano e fratura exposta, segundo o Corpo de Bombeiros, sendo encaminhada à Sala Vermelha do Hospital Manoel Gonçalves. Pouco depois, outra moto, da Polícia Militar, que prestava apoio à ocorrência, foi atingida por uma carreta – como mostrou o @viuitauna em primeira mão. Por sorte ninguém se feriu.

Em menos de 30 dias, foram pelo menos cinco acidentes no trecho, conforme o vereador Lacimar Cezário, o Três (PSD), que esteve no local. Três, que reside na região, no bairro Veredas, tem acompanhado nos últimos anos o andamento do projeto do novo trevo junto à autoridades, em busca de melhorias.

A previsão da administração anterior era de que a obra fosse executada ainda em 2024, o que não ocorreu. O projeto do viaduto, que também pretende por fim à fila de veículos na travessia da rodovia, foi entregue pelo Município ao Estado em dezembro de 2022.

Em julho de 2023, o ex-prefeito Neider Moreira (PSD) e o ex-secretário de Infraestrutura Rosse Andrade, hoje vereador, se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) em busca de recursos para execução da construção. Na ocasião houve uma sinalização positiva pelo Estado para municipalizar o trecho da rodovia.

Cerca de dois anos antes, em outubro de 2021, durante solenidade de assinatura de ordem de serviço do trevo do Morro do Engenho, o governador Romeu Zema (Novo) disse que a prioridade do Estado, na ocasião, era recuperar estradas intransitáveis. Zema, contudo, não descartou a obra.

A MG-431 foi inaugurada na década de 1970, para suportar o tráfego pesado de carretas, ônibus e veículos para o escoamento de minério de ferro da região de Itatiaiuçu. Desde então a rodovia não passou por melhorias significativas de estrutura viária. Com o fluxo intenso de veículos na área urbana de Itaúna, aumenta a recorrência de acidentes no trecho.

PREFEITURA ESTUDA ALTERNATIVA Em fevereiro desse ano, a Prefeitura de Itaúna apontou o trecho da Av. Lenhita que passa sob a rodovia como uma possível alternativa de tráfego para acesso à região do Padre Eustáquio. Após visita do prefeito Gustavo Mitre e do secretário de Infraestrutura e Serviços, Alexandro Moks, está em estudo o asfaltamento e a iluminação da avenida.

A via, que possui calçamento, tem pista estreita, carece de sinalização viária e ainda é pouco utilizada. A intenção do Poder Executivo é viabilizar a pavimentação da Av. Lenhita e colocá-la em condições ideais para servir como um acesso secundário aos bairros Padre Eustáquio, Vila Tavares, Vila Vilaça e região, enquanto o projeto de construção do novo trevo do Padre Eustáquio não é viabilizado.

Alexandro Moks explicou que as próximas etapas da avaliação começam com a limpeza das margens da via e análise da faixa de domínio da concessionária da linha férrea, VLI. Em seguida deve ser feito o estudo da metragem junto à Gerência Superior de Trânsito para avaliar a possibilidade de alargamento da via, permitindo mão dupla e melhor sinalização. Depois, a medição total do trecho para levantamento dos custos de pavimentação asfáltica e iluminação.

“Com essa melhoria, espera-se reduzir o intenso tráfego nos horários de pico no trevo do Padre Eustáquio, próximo à rodoviária”, disse a Prefeitura em nota.

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