Tarifa a R$ 4,90 no 1º de abril: e não é mentira

574 dias se passaram entre a votação do primeiro projeto de lei e a aprovação, na Câmara Municipal, do subsídio do transporte coletivo de Itaúna, que começou a valer nesta terça-feira (1º), Dia da Mentira. Com a passagem reduzida para R$ 4,90, de segunda-feira a sábado, e de R$ 1,90, aos domingos e feriados, o Município agora depende da homologação do acordo com a concessionária na Justiça para o pagamento de cerca de R$ 18 milhões à Viasul, como forma de reequilíbrio de contrato. A renovação da frota com novos ônibus é uma das condicionantes propostas pela gestão passada, de Neider Moreira (PSD), no acordo. Em janeiro desse ano, como mostrou o @viuitauna, a nova administração, de Gustavo Mitre (Republicanos), solicitou a anulação do trato.

A Viasul alega prejuízo operacional desde a pandemia, apesar de não ter renovado a frota e realizado investimentos no sistema no período.

Ao aprovar o projeto por unanimidade, no último dia 25, vereadores como Kaio Guimarães (PMN) – que se negou a discutir o tema com Neider – justificaram a mudança de voto alegando que faltou “confiança” e “transparência” do governo passado para conduzir o subsídio. Outro questionamento apontado foi a tentativa de Neider de vincular a aprovação do subsídio ao reequilíbrio financeiro pleiteado pela empresa de ônibus.

REPASSE MENSAL A Viasul havia requerido um reajuste da tarifa para R$ 7,80 em 2025. Para cobrir a diferença para o usuário, a Prefeitura realizará um repasse mensal de R$ 849.750,44 à concessionária, valor que poderá ser reduzido se a demanda de passageiros voltar a crescer em Itaúna.

No cálculo para se chegar aos valores, a Prefeitura considera um custo operacional mensal de R$ 2.130.072,54 para a Viasul e uma receita da venda de passagens de R$ 1.280.322,10.

Em 2024 a média mensal de passageiros pagantes em Itaúna foi de 267.139 usuários.

PASSAGEIROS EM QUEDA
Média transportada em Itaúna aponta desinteresse pelos ônibus:
*Inclui não pagantes

  • 2017 – 520.000 usuários
  • 2025 (projetado) – 317.000 usuários

O QUE O SUBSÍDIO FAVORECE?

  • Tarifa mais barata para o usuário;
  • Sustentabilidade do transporte coletivo, frente o transporte clandestino e a informalidade;
  • Mais movimentação de pessoas no comércio, incluindo fins de semana;
  • Menos veículos em circulação nas ruas;
  • Menos acidentes de trânsito;
  • Menos ocorrências de furtos e roubos de veículos;
  • Região central com mais vagas de estacionamento livres;

One thought on “Tarifa a R$ 4,90 no 1º de abril: e não é mentira

  1. Ninguém em sã consciência e com condições, tem coragem de gastar um único centavo com essa Saritur horrorosa e suja. Quem ainda usa ônibus em Itaúna é digno de piedade e misericórdia. Quem tem carro, moto ou usa aplicativo tem razão em nunca mais querer entrar em um pestilento ônibus Viasul. Carruagens do Apocalipse, maldição que quebrantou Itaúna desde a saída da Redentor. Saiu Redentor entrou o diabo laranja! E Itaúna clama pela troca dessa imundície por uma empresa de ônibus de verdade. Outro dia, li aqui no Viu que um comentarista chamado Daniel Profeta afirmando que essa barafunda chamada Saritur será expulsa a pontapés de Itaúna, e que uma nova empresa vai pegar o serviço. Que as palavras dele ecoem ao máximo e que assim seja em muito breve. Amém.

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