Lohanna é cidadã honorária de Minas Gerais

A deputada estadual Lohanna França (PV) recebeu o título de cidadã honorária do Estado em reunião especial no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB). Familiares de Itaúna, amigos e vários parlamentares e ex-parlamentares, entre outros convidados, prestigiaram a deputada, na noite de quinta-feira (10). Lohanna agradeceu à sua rede de apoio dentro e fora do parlamento mineiro e manifestou alegria pela homenagem. “Aquilo que a Assembleia faz hoje, ao me conceder o título de cidadã de Minas Gerais, é mais do que me permitir o direito de usar o gentílico mineira ao me apresentar. Vocês me tornaram parte de uma das mais ricas tradições sociais e políticas que esse país já produziu”, disse ela, que morou em Itaúna e mantém gabinete na cidade.

A concessão do título atendeu a um requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), endossado por outros 60 parlamentares. A mesa de honra contou com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Ronaldo Claret de Moraes; o procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Hugo Barros de Moura Lima; e o desembargador do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) Carlos Henrique Perpétuo Braga.

Beatriz Cerqueira elogiou as contribuições de Lohanna para o exercício da cidadania e falou sobre os desafios das mulheres na ocupação de cargos públicos, como o enfrentamento da violência política.

“Uma mulher na política supera violências todos os dias, mesmo quando não enxergamos que aconteceu uma violência”, apontou Cerqueira. Ela destacou que o título de cidadã honorária reconhece “uma mulher jovem ocupando a política, que traz força, energia, uma disposição de construção que contagia todos nós”.

LÍDER DA BANCADA FEMININA O presidente Tadeu Leite também chamou a atenção para o trabalho desenvolvido pela parlamentar, que está em seu primeiro mandato na Assembleia de Minas. “Como líder da Bancada Feminina, que reúne o maior número de parlamentares mulheres de toda a história da Assembleia, tem manifestado uma habilidade admirável para construir consensos e fazer avançar o debate em áreas fundamentais como a educação, a cultura e o meio ambiente”, ressaltou.

E MAIS…
Trajetória inclui mandato de vereadora e participação em movimentos sociais

Nascida em 1995, Lohanna se envolveu ativamente em movimentos sociais como o Rotaract e o Movimento Acredito em Divinópolis, onde fixou residência. Em 2020 foi eleita a vereadora mais jovem daquele município. Recebeu 67 mil votos para deputada estadual e assumiu o primeiro mandato na Assembleia em 2023. Sua atuação política é pautada por temas relacionados à educação, à cultura, ao meio ambiente e à representatividade feminina. Além de líder da Bancada Feminina, é membro efetivo das Comissões de Cultura, de Defesa dos Direitos da Mulher e de Ética e Decoro Parlamentar, exercendo a vice-presidência dessas duas últimas comissões. Lohanna é formada em Bioquímica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e já atuou também como professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Carro roda em tentativa de ultrapassagem e condutor é preso por embriaguez
Next post Projeto de nova pista de skate na Praça Celi começa a sair do papel