A Polícia Militar de Itaúna promoveu na madrugada desta sexta-feira (18) um exercício operacional para aprimorar o enfrentamento a ataques violentos, com ênfase para instituições financeiras. Sob coordenação do Tenente Matos, o exercício, na cidade, simulou cenários complexos, envolvendo um contingente considerável de militares. A dinâmica incluiu desde o deslocamento rápido até técnicas de negociação e desarme, com ênfase na preservação de vidas e na redução de danos patrimoniais.
De acordo com a 9ª Cia de PM, o treinamento teve como objetivo principal preparar as forças de segurança para neutralizar ações criminosas associadas ao chamado “Novo Cangaço”, que envolvem o crime organizado em assaltos a instituições financeiras com armas de grosso calibre, reféns e deslocamento de criminosos entre estados.
“A iniciativa visa otimizar a resposta tática, garantindo agilidade e eficiência nas operações reais, sempre em conformidade com os protocolos legais”, afirma a 9ª Cia de PM.

A PM ressalta que operações simuladas são fundamentais para manter a excelência operacional diante de ameaças em evolução.
“Estamos atualizando protocolos e integrando inteligência estratégica para antecipar movimentos criminosos. A proteção da população e do patrimônio é nossa prioridade”, destacou o Major Souza, comandante da 9ª Cia de PM.
A simulação integra um plano mais amplo de modernização, que inclui parcerias com instituições financeiras e órgãos de segurança de outras unidades federativas. O combate ao “Novo Cangaço” exige, segundo a PMMG, não apenas força tática, mas também investimento em tecnologia e cooperação interinstitucional.
E MAIS…
“Novo Cangaço”
A modalidade criminosa, que ganhou notoriedade nos últimos anos, replica padrões de ataques coordenados em múltiplas cidades, muitas vezes com bloqueio de vias e uso de explosivos. A PMMG alerta que a prevenção a esses crimes depende tanto do treinamento constante quanto do apoio da comunidade por meio de denúncias.