@viuitauna
Convocada pela Federação Skyrunning Brazil, a corredora itaunense Linabel Iramaia, de 25 anos, disputará o Mundial de Skysnow em Andaluzia, na Espanha, em fevereiro. A atleta, que iniciou sua trajetória em provas de duatlhon, com transição para bicicleta, e cross country, se especializou no trail run e no skyrunning – corridas de aventura em matas e montanhas.
Depois de representar o Brasil no Mundial Juvenil de Skyrunning na Itália, em 2019, Iramaia volta a competir na Europa agora na categoria adulta, apoiada pelo Projeto de Apoio ao Atleta Itaunense da Prefeitura, que repassa recursos financeiros buscando fomentar o esporte de alto rendimento na cidade.
A atleta é inscrita na Federação Mineira de Atletismo (FMA) como corredora de trilha e desde 2014, quando deixou a bicicleta como esporte competitivo, migrou para o skyrunning, participando de provas em Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, Iramaia não pausou os treinos. Evoluiu para a categoria adulta e aceitou a convocação da Federação Skyrunning Brazil para representar Itaúna e o Brasil na Espanha.
MUNDIAL DE SKYSNOW A primeira edição do campeonato terá duas provas: a primeira em 4 de fevereiro consiste em subir no tempo mais rápido até o topo da montanha, conhecido como quilômetro vertical (VK, em inglês Vertical Kilometer) – corrida caracterizada pela grande inclinação de subida em uma distância menor do que cinco km. No dia seguinte a segunda prova será uma corrida clássica de 12,5 km que passa no topo do VK, onde o competidor também terá de descer toda a altimetria conquistada, de quase 1000m.
“Uma marcante diferença entre esse mundial na Espanha e o da Itália é a baixa temperatura do inverno europeu. Um mundial com percursos de muita neve, com vários equipamentos de uso obrigatório que pesam na corrida, mas são necessários para a segurança do atleta. Todo esse conjunto de fatores arriscados e de muita adrenalina emociona e motiva, em cada dia e treino, a se preparar para dar o seu máximo na conquista do melhor resultado neste mundial”, afirma a Prefeitura, sobre a atleta.